Um grupo de alunos da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva participou ontem (10) de visitas em duas propriedades rurais de Sorrios por meio do Programa Filhos no Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
O programa trabalha com crianças de escolas públicas e mostra o dia a dia do campo para crianças de sete a 12 anos que vivem nas 30 maiores cidades de Mato Grosso.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e secretarias de Educação e Cultura, juntamente com proprietários de fazendas que abrem suas porteiras para que as crianças residentes em áreas urbanas possam ter um contato educativo com a realidade do meio rural.
Na parte da manhã, a visita foi na fazenda do produtor Silvano Filipetto, onde os alunos puderam conhecer sobre pecuária e agricultura; e à tarde, estiveram na granja suína de propriedade de Itamar Canossa.
“Esse programa é muito interessante, pois proporciona às crianças uma vivência no campo, conhecendo algumas etapas dos processos produtivos”, diz a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, que esteve acompanhando a caravana juntamente com servidores da pasta.
A visita pela propriedade rural teve a carga horária de oito horas e foi acompanhada por um instrutor capacitado para tirar dúvidas das crianças.