Em fevereiro, o mercado de algodão em pluma registrou um significativo aumento, conforme indicado pelo Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias. Com uma valorização de 9,46%, o indicador fechou o mês em R$ 4,3345 por libra-peso no dia 29. Essa alta foi impulsionada pela melhora na liquidez do mercado, observada pelos pesquisadores do Cepea, (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, com várias indústrias mais ativas durante o período.
A média mensal do Indicador, atingindo R$ 4,1464 por libra-peso, foi a mais alta desde abril de 2023. Esse valor superou em 4,28% a média de janeiro de 2024, indicando uma tendência de crescimento no mercado. No entanto, mesmo com essa valorização, o indicador ainda se mostrou 18,31% inferior à média de fevereiro de 2023, quando ajustado pela inflação medida pelo IGP-DI de janeiro de 2024.
Os pesquisadores destacam que, apesar do movimento de alta, o Indicador do algodão em pluma permaneceu, em média, 3,3% abaixo da paridade de exportação ao longo de fevereiro. Isso sugere que, apesar da valorização no mercado interno, ainda existem fatores que limitam a competitividade do algodão brasileiro no mercado internacional.