AgroNotícias: Mudança climática pode prejudicar a cultura de feijão no brasil

CLIMA
A produção de feijão no Brasil terá de crescer em torno de 44% – aproximadamente 1,5 milhão de toneladas a mais do que é produzido hoje – por volta do ano 2050, para atender à demanda pelo produto. Esse incremento deverá ocorrer em um cenário adverso para as lavouras, do ponto de vista do clima, levando em conta dados estipulados a partir do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas (ONU).
VACA LOUCA
Diante da confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras. Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico.
EMBAIXADOR
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, em reunião realizada para prestar todos os esclarecimentos sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo governo brasileiro para monitoramento do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) confirmado em um animal no município de Marabá (PA).
CONAB
O deputado Zé Silva (SD-MG), coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentou à Presidência da República uma requisição de desvinculação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dos órgãos do governo federal e a sua transformação em Agência de Inteligência do Agro Brasileiro. Segundo o parlamentar, a Conab cumpre papel social fundamental, especialmente no suprimento de alimentos aos segmentos mais carentes da população.
MILHO
Denominada como “safrinha”, a Segunda Safra de milho no Brasil vem deixando o diminutivo de lado e se prepara para bater o seu recorde de produção, ultrapassando as 120 milhões de toneladas ­- número que ainda depende do desempenho da Segunda Safra, mas que correspondente a 72% da produção nacional. O dado foi apresentado na abertura da sétima temporada do projeto Mais Milho, que reuniu especialistas e autoridades do agronegócio brasileiro.
BOAS CONDIÇÕES
Segundo o monitoramento dos cultivos de verão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as lavouras se encontram em boas condições de desenvolvimento na safra 2022/2023, com exceção do Rio Grande do Sul, parte da Bahia e de Minas Gerais. Ainda de acordo com o estudo, a safra atual está evoluindo de forma similar ou acima da média nos principais estados produtores do país, o que indica um bom potencial produtivo das lavouras de soja e milho primeira safra.
REUNIÃO
A Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA se reuniu, para debater o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para pequenos produtores. O CAF é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar.
PIB
Em 20 anos – entre 2002 e 2022 -, o PIB do agronegócio do Brasil saltou (em números deflacionados) de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões – valor equivalente ao PIB da Argentina, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. No final de 2022, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, considerou o biênio 2020-2021 como um dos melhores da história recente do agronegócio nacional.
FERTILIZANTES
Reduzir a dependência brasileira por fertilizantes, de 80% para 50%, até 2050, é o desafio do Plano Nacional de Fertilizantes, que vem sendo trabalhado pela Câmara Técnica de Insumos Agropecuários (CTIA), a partir de 2008, e atualizado com maior afinco, desde 2022, com o início da Guerra na Ucrânia. Na última semana, o presidente da câmara, Arlindo Moura, ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e membro do Conselho Consultivo da entidade dos cotonicultores, apresentou, em reunião, o material para minimizar a dependência externa de insumos. (Com informações de assessorias)
2 2 2