AgroNotícias: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e setor produtivo tratam da importação de leite

agro 1
IMPORTAÇÃO DE LEITE
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor produtivo participaram, de reunião com a deputada Ana Paula Leão e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a importação de leite no país. O crescente e expressivo aumento da importação de leite em pó em 2023 tem preocupado o setor lácteo brasileiro, principalmente em razão dos impactos na competividade do pequeno e médio produtor de leite.
ENCONTRO
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu os representantes do Mapa nos estados brasileiros no primeiro Encontro Nacional de Superintendentes Federais de Agricultura e Pecuária (SFAs). O objetivo do encontro, é promover uma troca de conhecimentos e um alinhamento voltado à gestão de acordo com as diretrizes do governo.  Na abertura do evento, ministro e secretários compartilharam temas referentes às áreas, visando uma apresentação da atuação, bem como do conjunto de projetos e ações a serem executados no âmbito dos estados.
PLANO SAFRA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para debater as prioridades do Plano Safra 2023/2024. Apesar dos desafios que sempre antecedem a revelação do montante do Plano Safra, o líder da bancada, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), acredita que o diálogo realizado nos últimos meses vai surtir efeito.
PRODUÇÃO DE TRIGO
A produção de trigo no Brasil deve sofrer uma leve redução neste ano, mesmo com a área a ser plantada no País podendo superar a de 2022. Já na Argentina, estimativas atuais apontam recuperação da oferta nesta safra, caso o cenário seja de normalidade climática. A Conab indica uma área plantada com trigo de 3.384 milhões de hectares, superando o relatório anterior, cuja expectativa era de 3.302 milhões de hectares e também a área em 2022, que foi de 3.086 milhões de hectares.
MORANGO
A Embrapa Clima Temperado (RS) desenvolveu uma cultivar nacional de morangueiro que se destaca pela precocidade do início da produção dos frutos, o que permite intervalo menor entre plantio e início da colheita, aumentando a janela de produção por até sete meses (de junho a dezembro) e estendendo a oferta de frutas de qualidade. Para o produtor, isso maximiza o retorno econômico pela obtenção de preços mais elevados em período anterior às principais cultivares disponíveis no mercado.
COLABORAÇÃO
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) assinaram um memorando de entendimento fortalecendo a colaboração entre as duas agências, incluindo esforços para melhorar a pesquisa agrícola e de ciências da Terra, tecnologia , e gestão agrícola, e a aplicação de dados e modelos científicos para a tomada de decisão agrícola.
ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participa da 28ª edição do maior evento hortifrutícola da América Latina, a Hortitec. O evento que será em Holambra/SP, contou com 490 expositores, do Brasil e do exterior, e receberam cerca de 32 mil visitantes que movimentaram aproximadamente R$ 400 milhões em negócios.
FORUM ABRAS
A diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot, participou, do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados em Brasília (DF). Como coordenadora do grupo de trabalho Combate a fome através da conexão do mapa do desperdício com o mapa da fome, Gislaine detalhou o conceito por trás da iniciativa que vem sendo desenvolvida por uma coalizão multissetorial de entidades.
ALGODÃO
O Sou de Algodão Brasileiro Responsável (SouABR), iniciativa brasileira pioneira na rastreabilidade física de roupas de algodão, foi o foco do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, durante a Better Cotton Conference. O evento, realizado em Amsterdã (Holanda), nesta semana, debate ações de incentivo à sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia produtiva do algodão, em escala global. Entre os temas, tópicos como agricultura regenerativa, mudanças climáticas e ações sociais. (Com informações de assessorias)
agro 1
* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. Autor do quadrinho Agro Cartoon: agro-cartoons.blogspot.com.br e colaborador no portal CenárioMT