Agroligadas realiza 2º Dia de Campo com enfoque no algodão

Fonte: CenárioMT

agroligadas
Concentração dos participantes ocorreu na Avenida Amazonas, próximo ao trevo do Luquinha. Na programação do Dia de Campo, visita a propriedades rurais

Nesta sexta-feira (19), a Agroligadas promove o 2º Dia de Campo em Lucas do Rio Verde, apresentando diversas atividades voltadas para o setor agrícola. O evento, que este ano destaca a cadeia produtiva do algodão, busca conectar o campo à cidade e promover a comunicação positiva do agronegócio.

Tânia Vendrusculo, integrante da coordenação da Agroligadas em Lucas do Rio Verde, falou sobre os objetivos do evento: “Estamos realizando o segundo turnê do algodão. No ano passado, recebemos lojistas e influencers para conhecer a cadeia produtiva. Este ano, estaremos recebendo a chefe de carteira agrícola das agências bancárias. Vamos levá-los para um tour na lavoura, presenciar a colheita, passar na algodoeira para ver o processamento da pluma e visitar a esmagadora de caroço. Queremos mostrar como produzimos uma fibra de excelente qualidade, com muita responsabilidade e sustentabilidade.”

O evento reflete o compromisso das Agroligadas em divulgar a importância do algodão de Mato Grosso, que se destaca pela qualidade e responsabilidade na produção. “Recentemente, participamos do Chapada Fashion em Cuiabá, onde o slogan era ‘o algodão de Mato Grosso veste o mundo’. Nosso algodão está presente em vários países, e precisamos divulgar isso. As Agroligadas vêm com a proposta de conectar o campo à cidade, levando informações do agro e mostrando que somos nós, agricultores, que movemos o país”, explicou Tânia.

Produtora rural da comunidade de São Cristóvão e também coordenadora da Agroligadas, Sandra Barzotto destacou o crescimento do movimento e o estímulo à participação das mulheres. “Nós temos uma grande missão, que é a comunicação positiva do agro. O agro movimenta e sustenta a cadeia produtiva de maneira cada vez mais sustentável. Precisamos divulgar isso e eventos como este são fundamentais para levar a população, que não é do agro, a ver como realmente acontece o processo no campo. Assim, podemos ampliar o que temos de melhor na agricultura e levar isso para a sociedade.”

Vários representantes de instituições de crédito foram convidados e participam do Dia da Campo. Edmar Pessoa, representante de uma cooperativa de crédito, destaca a importância da ação para as instituições financeiras. “Este é um evento nacional e muito importante, promovido pelas mulheres do campo. Para nós, é um privilégio participar, especialmente para os gerentes agro, que terão a oportunidade de ver na prática como funciona cada etapa do processo do algodão, desde o plantio até o beneficiamento. Isso nos permite atender nossos cooperados da melhor forma possível. É um aprendizado valioso e uma troca de experiências com outros profissionais”, afirmou Edmar.

Ele também ressaltou a relevância do agro mato-grossense: “O agro Brasil é referência, e isso se deve muito às instituições que fornecem subsídios para os produtores. Estamos com o plano safra a todo vapor, com recursos disponíveis para os produtores. A Cresol está aqui para atender da melhor forma possível. Recentemente, a Fundação Rio Verde recebeu uma comitiva dos Estados Unidos, mostrando que o mundo vem aprender conosco.”

O 2º Dia de Campo das Agroligadas promete ser um evento enriquecedor, fortalecendo os laços entre o campo e a cidade e promovendo o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.