Agro em Código discute a rastreabilidade da produção agropecuária brasileira

Fonte: Assessoria/Gabriel Faria

Agro em Código discute a rastreabilidade da produção agropecuária brasileira
Reprodução

Nesta quinta-feira, dia 4, a Embrapa, a GS1 e o Cubo Itaú promoverão, em São Paulo (SP), o Agro em Código 2025. O evento reunirá representantes do setor agroindustrial, pesquisadores e profissionais ligados à tecnologia de rastreabilidade para discutir a rastreabilidade no agronegócio. As práticas para atender às exigências da legislação europeia serão um dos destaques da programação.

As vagas presenciais foram todas preenchidas antecipadamente, porém ainda é possível se inscrever para transmitir a transmissão on-line. A inscrição para participação remota é gratuita e pode ser feita no site da Embrapa.

[Continua depois da Publicidade]

Programação

Após o credenciamento no Cubo Itaú, às 8h30, a abertura será feita às 9h. A programação técnica terá uma atualização sobre a Lei Anti Desmatamento da União Europeia (EUDR na sigla em inglês). Aprovada em 2023, a regulamentação se aplica à importação de produtos agrícolas como soja, carne bovina, café, cacau, madeira, borracha e óleo de palma, que não podem ser oriundas de áreas desmatadas após dezembro de 2020. A nova regulamentação, que teve sua implementação adiada para meados de 2026, exige que os exportadores adotem mecanismos de rastreabilidade dos produtos.

Um desses mecanismos é a Plataforma Agro Brasil + Sustentável, criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e desenvolvida pelo Serpro. A plataforma será apresentada no Agro em Código. Na sequência, um painel discutirá se o Brasil está preparado para atender às exigências da lei europeia quando ela entrar em vigor.

[Continua depois da Publicidade]

No período da tarde a programação do evento terá um painel sobre taxonomia sustentável, financiamento verde e rastreabilidade, focando no papel dos investidores e dos bancos no fomento à produção sustentável.

Exemplos de empresas que já estão adotando protocolos de rastreabilidade servirão para ilustrar o cenário atual no Brasil e ilustrarão, no último painel, como tecnologias emergentes como inteligência artificial, blockchain e big data estão revolucionando a rastreabilidade.

A programação detalhada com o nome e perfil dos palestrantes e painéis pode ser conferida no site agroemcodigo.com.br/ .

Realização

Esta terceira edição do Agro em Código faz parte da programação em comemoração aos 40 anos da Embrapa Agricultura Digital. O centro de pesquisa desenvolve soluções de rastreabilidade e também fornece informações para outras ferramentas por meio de APIs e da plataforma TerraClass, que monitora a cobertura e uso do solo no Cerrado e Amazônia.

O evento é realizado em conjunto com GS1 e Cubo Itaú e tem o Serpro e Paripassu como patrocinadores.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .