As mudas entregues pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) no início de 2023 já estão dando frutos. No sítio da produtora familiar Telma Figueiredo da Silva, que começou a cultivar bananas após receber 50 mudas do Governo do Estado, a colheita começou e a previsão é produzir mais de 300 cachos da fruta.
Na propriedade de 9 hectares, em Jaciara (a 143 km de Cuiabá), ela conta com a ajuda do marido no cultivo da banana e de outras frutas, como melancia, maracujá, acerola, goiaba e poncã, com as quais também faz polpa para a comercialização.
No cultivo da produção, Telma usa o sistema de irrigação que também recebeu da Seaf, no ano passado.
A ajuda do Governo de Mato Grosso tem sido fundamental para o resultado que a família vem obtendo.
“Esses kits e essas mudas que recebemos são muito importantes para nós, porque nem sempre a gente tem o dinheiro para comprar mudas. É uma ajuda maravilhosa que o Governo dá para nós, para os pequenos produtores que estão começando a trabalhar”, declarou a produtora, que vive nesse sítio há sete anos.
Esse apoio do Estado motiva os agricultores familiares a continuarem no sítio, conforme Telma, que não enfrenta problema para dar vasão à produção e está vendendo a produção de bananas de acordo com a colheita.
“É um incentivo a mais para a gente ficar firme no nosso sítio e trabalhar, correr atrás, ganhar o dinheirinho aqui mesmo, tirar a nossa renda daqui, porque o Governo deu a irrigação, as mudas. Isso ajuda bastante, porque a gente tira a nossa renda do próprio sítio”, pontuou.
Para o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, o caso de Telma e da família dela prova que investimentos no setor são capazes de mudar a vida de quem vive no campo.
“Desde 2019, o Governo do Estado investiu R$ 582,1 milhões na agricultura familiar. Só em mudas de banana, café e cacau foram mais de 900 mil e quase 500 kits de irrigação. Neste ano, mais recursos serão aplicados visando melhorar a renda aos produtores familiares”, ressaltou o secretário.