O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo do Canadá, da autorização para que o Brasil exporte produtos mastigáveis para animais de companhia, de origem aviária, caprina e ovina.
As três novas aberturas de mercado deverão contribuir para o aumento do fluxo comercial entre Brasil e Canadá, como reflexo da confiança internacional no sistema de controle sanitário nacional. Somam-se à abertura do mercado canadense, em março, para as exportações brasileiras de gelatina e colágeno de origem suína.
Em 2023, as exportações do agronegócio brasileiro ao Canadá ultrapassaram US$ 1,05 bilhão. No primeiro semestre de 2024, foram exportados US$ 518 milhões em produtos agropecuários do Brasil para aquele país.
Com este anúncio, o Brasil alcança sua 85ª abertura de mercado neste ano, totalizando 163 novos mercados em 54 países desde o início de 2023.
Esses resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).