Na noite desta quinta-feira (19), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado realizaram em Nova Mutum mais uma rodada do Plano ABC+. Durante o evento, produtores rurais acompanharam palestras que trouxeram práticas sustentáveis para maior produtividade e renda na bovinocultura de corte.
“O ABC+ trabalha com essas tecnologias que ajudam o produtor financeiramente, mas também ajudam o meio ambiente porque diminui a emissão de gases e efeitos de estufas, por exemplo. Aqui em Nova Mutum estamos trabalhando a bovinocultura de corte, mas o plano trabalha todo o setor do agro no estado”, explica Marcos Carvalho, analista de pecuária da Famato.
Além das vantagens e tecnologias apresentadas pelo ABC+, o público também conferiu outros temas importantes, como Plano Agrícola Pecuário 2024/2025 e linhas de crédito disponíveis, Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar Mato Grosso, formação de pastagens e construção da fertilidade do solo e avaliação de carcaça por ultrassom para obtenção de carne com qualidade.
Em Mato Grosso, o ABC+ é realizado pela Famato, Sedec e vai percorrer 10 municípios do estado. O plano é voltado para uma agropecuária de baixo carbono e adaptação às mudanças climáticas, visando o desenvolvimento sustentável por meio da consolidação de uma agropecuária nacional baseada em sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos.
“A parceria é fundamental para a intensificação dessas tecnologias que vêm não só para melhorar, mas garantir a sustentabilidade que os produtores já fazem no dia a dia, mas que é preciso eleger as ferramentas adequadas, registrar e principalmente comprovar que essa atividade que ele pratica é sustentável”, destaca o médico veterinário da Sedec, Valney Corrêa.
Na sexta-feira (20), a rodada continua em Nova Mutum com outros palestrantes. Dessa vez, os temas abordados serão a avicultura e suinocultura.