A influência do clima na Agricultura

Série com 4 artigos irá explicar a influência e o impacto do clima durante as fases de uma safra. O primeiro capítulo é sobre colheita. Entenda

Fonte: ClimaTempo

Agricultura, Soja
Agricultura, Soja - Foto Pixabay

O Clima é um fator importantíssimo na produção agrícola. Mas vocês sabiam que essa condição exerce um impacto diferente em cada cultura e também na fase de desenvolvimento da planta?

Hoje damos início ao primeiro episódio da série “A influência do clima na Agricultura”. Uma sequência de conteúdos diversos sobre com o impacto da condição climática em diferentes períodos: preparo do solo, plantio, desenvolvimento e colheita.

Impacto do clima na época da colheita

Fevereiro é um mês de grande preocupação dos agricultores brasileiros em relação ao clima, pois é nesta época que algumas regiões do país iniciam as atividades de colheita da soja, o principal produto de exportação do país. Portanto, iniciamos a série com o tema “A influência do clima na colheita”.

Primeiramente, vale ressaltar que o Brasil é um grande produtor de diversos tipos de culturas e que cada uma delas possui variadas especificidades na hora da colheita. Normalmente, a colheita é realizada em condições do tempo mais secas, pois a umidade pode afetar a qualidade do produto, seja reduzindo o seu tempo de prateleira para produtos mais perecíveis ou afetando a eficiência da produção de derivados. Quando falamos da produção de grãos, como a soja e o milho, por exemplo, é necessário fazer um acompanhamento da umidade dos grãos.

Umidade durante a colheita

Segundo o engenheiro agrônomo da Climatempo, Victor Neves, a porcentagem de umidade do grão no momento da colheita é um fator a se considerar, visto que afeta as características de seu armazenamento e, quando inadequadas, podem ocasionar danos mecânicos, o que gera perda de qualidade e comprometimento da eficiência produtiva. Além disso, a quantidade de água nos grãos também pode influenciar a deterioração ao longo do tempo, caso seja colhido e armazenado de modo inadequado.

No campo, quando a colheita é realizada com a ajuda de máquinas agrícolas, também há uma preocupação com as condições climáticas. Em lavouras atingidas por muita chuva, por exemplo, levar um maquinário a campo é sinônimo de transtornos. Dependendo do tipo de solo, o escoamento da água não é eficiente e o peso do maquinário pode causar compactação no solo e até atolar todos os equipamentos, impossibilitando seu funcionamento.

Temperatura

Em lavouras que cultivam frutas e hortaliças, por exemplo, por serem cultivares mais sensíveis e perecíveis, além das condições de umidade, requerem uma grande atenção em relação à temperatura. Realizar a colheita destes produtos em temperaturas muito elevadas pode afetar diretamente a conservação e consequentemente trazer prejuízos aos produtores. Dessa forma, tais culturas normalmente são colhidas nas primeiras horas do dia.

Geadas fora de época

Impossível não citar o impacto das geadas e temperaturas baixas fora de época. O ano de 2022 foi um grande exemplo. No Sul do país houve ocorrência de geadas ao longo da primavera e o primeiro registro de neve num mês de novembro, o que causou um grande impacto aos produtores da região.

Tempestades causam impacto na colheita

Como grande parte da produção agrícola é realizada em campos abertos, as lavouras ficam sujeitas a adversidades meteorológicas. A ocorrência de tempestades é um fator que causa um grande impacto em qualquer fase do ciclo de produção, inclusive para a colheita. Queda de granizo, rajadas intensas de vento e chuva excessiva podem causar impactos como desenterramento de plantas, encharcamento do solo, debulhamento de grãos e até desperdício de insumos.

É importante ressaltar a importância do monitoramento das condições climáticas e de um bom planejamento de colheita, para que os períodos de melhoria sejam utilizados de forma eficiente, e a partir do momento que a cultura se encontra apta para colher, ela seja retirada do campo o mais rápido possível.

Os tópicos abordados acima são algumas das principais consequências do impacto do clima na colheita no Brasil. O produtor, porém, pode usar alguns recursos a fim de mitigar as consequências, como manejo adequado utilizando culturas e variedades mais adaptadas às condições climáticas de sua região, uso de insumos que possibilitem reduzir os efeitos de estresses e, principalmente, manter um monitoramento do clima para conseguir realizar a colheita na melhor janela de tempo favorável. Por isso, sempre consulte um meteorologista para ajudá-lo a planejar sua safra.

Veja este conteúdo também: O que esperar do clima com fim do La Niña?

Participe de nossas redes sociais e envie a foto da sua lavoura e das condições do tempo. Clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Radar Meteorológico: Chuva

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.