O Sevilla conquistou o hexacampeonato da Liga Europa, nesta sexta-feira (21), ao derrotar a Inter de Milão por 3 a 2 em partida disputada em Colônia (Alemanha). O time espanhol é o maior vencedor da história da competição, e levantou mais uma taça após um confronto com um primeiro tempo frenético, e o gol do título saindo dos pés de um brasileiro que tinha tudo para ser o vilão da final, mas acabou saindo como herói.
¡El @SevillaFC consigue su 6ª Europa League! 🏆🇪🇸
¡Felicidades, sevillistas! 👏 pic.twitter.com/YniGMN6k8q
— LaLiga (@LaLiga) August 21, 2020
O torcedor que se atrasou para ligar a televisão perdeu o primeiro gol da partida. Logo aos dois minutos, após chute de Fernando que explodiu na defesa da Inter, o time italiano saiu em rápido contra-ataque. Lukaku recebeu passe, ganhou a disputa com Diego Carlos e foi derrubado dentro da área pelo brasileiro. Pênalti que o belga cobrou forte no canto direito do goleiro Bono para abrir o placar.
⚫️🔵 Lukaku has scored 34 goals this season in all competitions for Inter in his debut season – last @Inter player to score as many goals in his first campaign for the Nerazzurri was Ronaldo in 1997/98 ⚽️#UELfinal pic.twitter.com/PppeoACwJK
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) August 21, 2020
Não deu tempo de a Inter comemorar. Aos 11 minutos veio o empate do Sevilla. Navas avançou pela direita e cruzou na medida para De Jong cabecear. Handanovic ainda tentou a defesa, mas a bola acabou no fundo do gol.
⚪️🔴 Luuk de Jong is the first player in history to score two headers in UEL final ⚽️⚽️#UELfinal pic.twitter.com/H3LpHLR1cG
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) August 21, 2020
Quando parecia que a temperatura do jogo ia diminuir, o Sevilla tratou de botar fogo na partida. Aos 32 minutos, Banega cobrou falta da intermediária e jogou na área adversária. De Jong apareceu no meio da zaga italiana para, novamente, cabecear e encobrir o goleiro Handanovic. Era a virada do time espanhol. Dois minutos depois, a Inter de Milão respondeu. Nova falta pela direita que Brozovic bateu na cabeça de Godín para empatar o marcador.
⚫️🔵 Godín puts Inter level before the break…
😍 European classic in Cologne! #UELfinal pic.twitter.com/jcaHpBYVOL
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) August 21, 2020
O jogo foi bastante equilibrado no segundo tempo, e as chances de gol eram alternadas. Até que, aos 28 minutos, veio a jogada do título. O gol da redenção. Depois de cometer pênalti no início da partida, Diego Carlos definiu a sexta conquista do Sevilla. Falta pela direita cobrada para a entrada da área. A defesa tentou afastar, a bola subiu e, na descida, o zagueiro brasileiro emendou uma linda bicicleta. Apesar da bonita finalização, a bola iria para fora. Contudo, Lukaku acabou desviando contra a própria meta e decretou a vitória espanhola.
📸Drama! Diego Carlos overhead kick is deflected into the net by Lukaku ⚽️#UELfinal pic.twitter.com/yhi3eoPaQA
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) August 21, 2020
A Inter quase empatou novamente, aos 36 minutos. Bola na área do Sevilla que sobrou para o chileno Alexis Sánchez, que não acertou como queria, mas só não marcou porque Koundé salvou o gol em cima da linha. Apesar do esforço dos italianos no fim, o Sevilla conseguiu controlar bem o ímpeto adversário e confirmou seu sexto título da Liga Europa.
⚪️🔴 Sevilla love this competition!
2⃣0⃣0⃣6⃣🏆
2⃣0⃣0⃣7⃣🏆
2⃣0⃣1⃣4⃣🏆
2⃣0⃣1⃣5⃣🏆
2⃣0⃣1⃣6⃣🏆
2⃣0⃣2⃣0⃣🏆#UELfinal pic.twitter.com/9NqOj8nYL0— UEFA Europa League (@EuropaLeague) August 21, 2020