O município de Sinop tem trabalhado fortemente no controle seletivo dos vetores Flebotomíneos (Transmissores de Leishmanioses) e Anofelinos (transmissores de Malária).
Para maior êxito no combate a essas doenças a Prefeitura de Sinop, por meio das equipes do Centro Municipal de Endemias, realizam no mínimo quatro Monitoramentos Entomológicos anualmente. Os locais mais pesquisados são as proximidades do lago da Usina Hidrelétrica e nas regiões de mata nos arredores da área urbana do município.
Conforme o coordenador do setor, Jorge Bevilaqua, as coletas são realizadas por uma equipe treinada, composta por biólogo, agente de campo, especialista em laboratório, entre outros agentes de endemias.
“A coleta é feita por meio de armadilhas luminosas e a armadilha MosqTent, uma espécie de barraca para atrair os insetos. E, com esta pesquisa conseguimos ter uma ideia do índice de infestação dos mosquitos na nossa região, para tomar medidas de controle conforme a necessidade”, explica Jorge.
Para a diretora da Vigilância em Saúde Municipal, Theanny Salerno, esse tipo de pesquisa é essencial para manter a população longe dessas doenças.
“Queremos os munícipes saudáveis e, para isso existem uma série de medidas preventivas que são tomadas diariamente para que não tenhamos surtos de doenças, principalmente como essas, levando em consideração que para isso acontecer o vetor necessita apenas de uma fonte infectante para acionar a cadeia de transmissão”, frisa a diretora.
No último Monitoramento Entomológico realizado em Sinop, entre os dias 07 a 09 de julho, foram capturadas 20 exemplares de Flebotomíneos e oito de Anofelinos.