Com o período de estiagem vigente, tempo seco, associado à baixa umidade do ar, ampliam as chances de fogo em áreas com vegetação. Em meio à mudança no cenário urbano, os primeiros focos de queimadas no perímetro urbano e a fumaça começam a aparecer.
Como alerta a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável, Ivete Mallmann, o momento é de atenção redobrada. “Precisamos estar atentos, pois este é um período que potencializa o aparecimento de doenças respiratórias. Daí reside a necessidade de cada cidadão fazer sua parte e colaborar para se evitar queimadas”, expõe a gestora.
Na estrutura de prevenção e combate às ocorrências relacionadas ao fogo, brigadistas que compõem a brigada municipal reforçam, a partir desta quarta-feira, 15, frentes de atendimento. Também darão suporte ao Corpo de Bombeiros.
Atendimento Brigada
Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, a equipe atuará das 8h às 20h na cidade. A base fixa está montada no Parque Florestal, onde os reeducandos que compõem o projeto permanecerão. O telefone de plantão é o 66 99644-8339 (só para ligação).
Além do perímetro urbano, na Gleba Mercedes também haverá na mobilização desenvolvida com a parceria do Corpo de Bombeiros e a Sinop Energia.
De acordo com a secretária municipal Ivete Mallmann, além do efetivo humano, a Brigada Mista Municipal conta, ainda, com suporte de um caminhão pipa neste período. “A atuação de brigadistas e o Corpo de Bombeiros ocorre por meio duas parcerias: o projeto Paranka e a Brigada Municipal Mista. O primeiro, com ações previstas para a cidade e, o segundo, na Gleba Mercedes V, onde também contamos com o apoio da Sinop Energia naquela localidade rural”, acrescentou.