IVVB11 e SPXI11: confira qual vale mais a pena?

Saiba a diferença entre SPXI11 e IVVB11 e decida com mais segurança qual dos dois vale mais a pena investir.

Fonte: CenárioMT

4739c7cbc1bc99696ef567fcab828308

Recentemente, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, a busca e o interesse das pessoas por investimentos na Bolsa de Valores aumentou bastante. Assim, muita gente tem pesquisado mais sobre aplicações para decidir qual a melhor a ser feita, de acordo com as suas próprias necessidades e demandas.

Para quem não tem medo de se arriscar um pouco, talvez o fundo SPXI11 seja a melhor solução para garantir uma renda extra e ter um futuro mais tranquilo pós pandemia. Mas, para aqueles iniciantes ou aquelas pessoas um pouco mais conservadoras, investir em IVVB11 seja o mais indicado.

A grande pergunta é: qual dos dois fundos de índice vale mais a pena? Descubra isso agora nesse artigo especial que preparamos para você!

Entendendo o mercado

Antes de realizar qualquer pesquisa ou investimento, é necessário que você saiba exatamente qual o seu perfil de investidor. É ele que irá definir quais são as melhores escolhas para as suas necessidades, dentre as inúmeras aplicações de Renda Fixa e Variável disponíveis no mercado de capitais.

Normalmente, os investidores que correspondem ao perfil arrojado ou moderado são os que encontram nos ETFs (Exchange Traded Funds), ou fundos de índice, uma ótima oportunidade de atuação na Bolsa de Valores. Essa é uma boa opção para operar de maneira diversificada e não responder a ação de uma única empresa.

Aqui no Brasil, os fundos de índice são negociados na Bolsa de Valores (B3) da mesma forma que uma ação comum. Entretanto, cada um de seus rendimentos replica o desempenho de um indicador específico da própria Bolsa de Valores do Brasil.

Assim, comprar cotas de um fundo de índice é sinônimo de adquirir uma parcela de ações de um grupo de empresas.

SPXI11: o que é

Atualmente, a Bolsa de Valores do Brasil oferece 17 opções de fundos de índice aos seus investidores. Uma delas é IT NOW S&P 500 TRN FUNDO DE INDICE, o SPXI11.

O rendimento desse ETF está diretamente ligado ao S&P 500 Brazilian Real Index – índice responsável por avaliar o desempenho médio das ações das 500 empresas principais dos Estados Unidos.

Dessa forma, o índice S&P 500 converte de maneira automática todos os recursos envolvidos para a moeda brasileira. Assim, investir no fundo SPXI11 significa investir no mercado estrangeiro sem sair do Brasil. 

Como todo fundo de investimento, o SPXI11 atua na replicação ou desvalorização de um índice usado na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Nesse caso específico o índice é o S&P 500, que é calculado pela Standard and Poor’s – companhia norte americana – que avalia o desempenho médio das ações das 500 empresas mais importantes dos EUA.

Aqui no Brasil, que administra o SPXI11 é o Itaú Unibanco, que cobra a taxa de 0,27% ao ano para realizar essa tarefa.

Como funcionam os índices SPXI11 e IVVB11

A referência para o desempenho tanto do SPXI11 como do IVVB11 é o índice S&P 500, isso significa que os dois reagem à mesma valorização. Por exemplo, se as ações das 500 maiores empresas dos EUA valorizaram 5%, os índices irão se valorizar igual.

Na prática, os investidores que comprarem cotas desses fundos estarão adquirindo um pacote de pequenas ações de uma parte das companhias mais importantes e bem consolidadas do mundo.

Essa é a principal semelhança entre eles. As diferenças são importantes e podem ser decisivas na escolha de um ou de outro.

Em relação à gestão, o IVVB11 é administrado aqui no Brasil pela BlackRock Brasil, gigante do segmento. Já o SPXI11 é gerido pelo Itaú Unibanco por aqui.

Quando o assunto são as taxas de operação, também é possível notar diferenças. Quem escolhe o fundo IVVB11 para investir tem que arcar com 0,24%, enquanto aqueles que preferem o SPXI11 devem pagar 0,27%.

Como investir em SPXI11 e IVVB11

Para comprar uma cota de qualquer ETF é necessário realizar o mesmo procedimento para a compra de uma ação. Primeiro, é necessário ser cadastrado em uma corretora  de valores ou instituição financeira que esteja autorizada a operar na B3.

Em seguida, o usuário terá acesso ao quadro de operações da bolsa e deverá selecionar seu fundo de índice escolhido – SPXI11 ou IVVB11. Importante lembrar que o mínimo a ser adquirido por cada um é de 10 cotas.

Assim, é possível perceber que os dois fundos são bastante parecidos e são altamente indicados para investidores de perfil mais arrojado sem medo de se arriscar um pouco mais.

Com certeza a principal vantagem de realizar um investimento como esse está no fato de ser possível apostar no mercado financeiro norte americano sem sair do Brasil.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.