Antes da derrota derrota do Burnley para o Manchester City,um avião com a mensagem “White Lives Matter – Burnley” (Vidas brancas importam) sobrevoou o estádio City of Manchester. A frase ironiza o mote antirracismo “Black Lives Matter” (Vidas negras importam), adotado pela Premier League e que ganhou proporções globais após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos.
O Burnley não gostou nem um pouco do ocorrido e postou um comunicado criticando os responsáveis por essa atitude, além de rechaçar que alguém do clube tivesse conhecimento dessa ação.
– Isso não representa de forma alguma o que o Burnley Football Club representa e trabalharemos em conjunto com as autoridades para identificar os responsáveis e emitir proibições vitalícias. Pedimos desculpas sem reservas à Premier League, ao Manchester City e a todos aqueles que ajudam a promover o “Black Lives Matter”.
“Queremos deixar claro que os responsáveis não são bem-vindos em Turf Moor (estádio do Burnley).”
Durante todos os jogos da rodada de retomada do Campeonato Inglês,os jogadores usaram a frase “Black Lives Matter” em vez dos nomes dos atletas nas costas das camisas, em iniciativa proposta pela liga e apoiada por todos os 20 clubes.
A partida terminou 5 a 0 para o Manchester City. Depois do jogo, o capitão do Burnley, Ben Mee, disparou contra os responsáveis pelo ocorrido.
– Estou envergonhado com a atitude tomada por um pequeno número de nossos torcedores. Eles não entenderam o movimento que nós apoiamos e isso não representa o clube, os jogadores e a maior parte dos fãs.
“Acho que essas pessoas precisam chegar ao século XXI e se educar. Estou muito triste com isso.”
O Burnley ocupa o 11º lugar no Campeonato Inglês, com 39 pontos em 30 partidas.
Leia o comunicado do Burnley na íntergra:
“O Burnley Football Club condena veementemente as ações dos responsáveis pela faixa ofensiva na aeronave que sobrevoou o Estádio City of Manchester na noite de segunda-feira.
Queremos deixar claro que os responsáveis não são bem-vindos em Turf Moor (estádio do Burnley).
Isso não representa de forma alguma o que o Burnley Football Club representa e trabalharemos em conjunto com as autoridades para identificar os responsáveis e emitir proibições vitalícias.
O clube tem um histórico orgulhoso de trabalhar com todos os sexos, religiões e crenças através de seu premiado esquema comunitário, e se opõe a qualquer tipo de racismo.
Apoiamos totalmente a iniciativa Black Lives Matter da Premier League e, assim como em todos os outros jogos da Premier League desde a retomada do torneio, nossos jogadores se ajoelharam de bom grado no início do jogo contra o Manchester City.
Pedimos desculpas sem reservas à Premier League, ao Manchester City e a todos aqueles que ajudam a promover o Black Lives Matter.”