Pandemia derruba em 15% as vendas de imóveis em março e sindicato prevê cenário difícil em MT

Fonte: Por G1 MT

1 525
Foto: Assessoria

Pesquisa de acompanhamento do mercado imobiliário feita pelo Sindicato da Habitação em Mato Grosso (Secovi-MT) mostra que no primeiro trimestre deste ano foram comercializados 1.874 imóveis em Cuiabá, movimentando R$ 655 milhões.

Apesar de a soma dos três meses mostrar uma variação positiva, os números de março já trazem os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus com uma queda de 4,39% nos valores e de 15,35% nas unidades vendidas, no comparativo com o mesmo mês de 2019.

O levantamento do Secovi-MT, que faz parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), mostra que os imóveis comercializados na capital entre janeiro e março deste ano registraram uma variação positiva de 16,38% sobre os R$ 547,7 milhões faturados no primeiro trimestre de 2019. Houve também um pequeno aumento de 1,17% sobre as 1.852 unidades vendidas nos primeiros 90 dias do ano passado.

No entanto, são os dados de março, analisados de forma isolada, que evidenciam o recuo causado pela pandemia da Covid-19. Marco Sérgio Pessoz, presidente do Secovi-MT, explica que o sindicato estava esperando o relatório da pesquisa com os dados completos para ter uma ideia dos efeitos da pandemia sobre os números do mercado imobiliário.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!