Morreu no início da noite de sexta-feira (29) a 11ª vítima de Covid-19 no município de Várzea Grande. A idosa Antônia Nunes, 81 anos, chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase, no dia 25 de maio, com todos os sintomas do coronavírus. Porém, segundo a administração de VG, a Secretaria Estadual de Saúde negou uma vaga de UTI para que ela pudesse se tratar. Com a morte da paciente, já são 58 no Estado.
Por meio de nota, o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Várzea Grande acusa a Central de Regulação do Estado, sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, de ter recusado a paciente no início da semana, mesmo ela estando em estado considerado “gravíssimo” e avaliada com o sintomas da doença, por não ter exame da covid.
Segundo a prefeitura de Várzea Grande, Antônia Nunes deu entrada na unidade, no dia 24 de maio, apresentando fraqueza, pele azulada, palidez, sonolência, hiperglicemia, hipotermia, apatia, com as extremidades frias e dificuldade de respiração.
“No dia 25 de maio, quando houve piora do quadro, mesmo com avaliação clínica para Covid-19, a solicitação para UTI foi recusada pela Central de Regulação, por não ter exame que confirmasse a doença, cujo resultado só ficou pronto na data de hoje, 29 de maio, três dias após o óbito”, diz trecho da nota.
De acordo com a nota oficial, a paciente, que era moradora do bairro Costa Verde, deu entrada na mesma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da paciente Maria Dorotéia Mendes, de 61 anos, cujo óbito foi registrado ontem pelo município. As duas idosas foram atendidas inicialmente na UPA Ipase.
A prefeitura assegura que o fato ocorreu na data de 25 de maio com a 10ª vitima, Maria Dorotéia Mendes, que veio a óbito no próprio dia 25, mas só teve o registro divulgado na quinta, mediante resultado de exame. Segundo a gestão municipal, Maria Dorotéia também teve a solicitação recusada pela Central de Regulação por não ter confirmação laboratorial para Covid-19.
Várzea Grande segue, pelo 3º dia consecutivo, líder em óbitos em Mato Grosso. Segundo dados do último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), na noite dessa sexta-feira (29), o município registrou 218 casos dos 2.262 notificados no Estado.
Outro lado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que a referida conduta para internação de pacientes com coronavírus não condiz com os protocolos técnicos seguidos pelas unidades estaduais. Para a Central de Regulação apurar os fatos, é necessária uma análise individual dos casos e não é possível fazer a checagem do sistema sem o número do Cartão Nacional do SUS (CNS) dos pacientes.