Bombom para firmar a pele? Difícil acreditar que o bombom que a gente sempre tira de cara de qualquer dieta possa fazer bem e que a gente conte com ele para firmar a pele. Bom, não é qualquer bombom não, pode tirar a mão desse Sonho de valsa! Vamos aprender a fazê-lo e deixar a mão para comer depois do almoço e juntar aquela alegria da sobremesa com pele firme. Animadas? Eu estou!
Colágeno hidrolizado
O uso do colágeno hidrolisado já é conhecido de quem é antenada com produtos de beleza, cosméticos e suplementos em geral. Não são nenhuma novidade as inúmeras formas comerciais desse produto e várias marcas investem pesado na divulgação deles. Sendo assim é normal que as mulheres de mais de trinta anos coloquem a reposição de colágeno através do uso do colágeno hidrolisado como parte da sua rotina. Mas você sabe o que é exatamente o colágeno e pra que ele serve? Quando começar a repor? É caro? E que história é essa de bombom? Calma! Vou falar de tudo isso antes da receita do bombom propriamente dita.
Com o passar dos anos a elasticidade da pele fica comprometida, surgindo flacidez e até estrias. E o colágeno é o cara que forma as fibras que dão sustentação à pele. Não só da nossa pele mas também dos cabelos, unhas, ossos e cartilagens. Por isso que ele é tão importante. O nosso corpo produz essa substância e o que estamos falando é de uma suplementação, uma reposição através de um colágeno produzido industrialmente.
Mas se o corpo já produz colágeno porque temos que tomar a mais? O que acontece é que a gente envelhece e a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual em torno de 1%. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média. Então aparecem aqueles problemas que achamos normais mas que nos incomodam muito : rugas, celulite e flacidez. Por isso é indicada a suplementação com o colágeno hidrolisado importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Se você está nessa faixa etária não deixe esse hábito de lado pois a perda é progressiva e fará falta lá na frente.
Como o colágeno hidrolizado rejuvenesce
Algumas pesquisas recentes com o colágeno hidrolisado também apontam que ele pode ser usado como coadjuvante nas dietas de emagrecimento. Como toda pesquisa voltada para o público feminino que quer emagrecer, antes mesmo de estar provada qualquer coisa, o mercado já enfia uma série de produtos dados com revolucionários e acabamos caindo nessa. As pesquisas ainda são poucas e não é para isso que estamos falando da suplementação de colágeno MAS pode ser que ajude no emagrecimento de algumas pessoas e toda ajuda nesse sentido é válida, então pense como um elemento que pode ou não aparecer.
Com essa fama de que pode ajudar a emagrecer ele apareceu com tudo nas prateleiras e em várias formas. A mais comum é a em cápsulas que podem ser tomadas todos os dias. Outras formas de encontrar o colágeno é o pó que parece uma farinha branca e sem gosto nem cheiro, ela deve ser adicionada a sucos ou sopas. Quanto ao colágeno em pó eu assumo que tenho um pote grande e raramente lembro de usar. As cápsulas se estiverem ao meu alcance na bolsa ou na mesa de trabalho eu acabo tomando quando tiver bebendo alguma coisa mas do pó eu nunca lembro.
Ainda sobre o colágeno em pó ele também é comercializado já com sabor e essa é uma opção mais gostosa e interessante. Já tomei o de limão que vinha em sachês. Não era um produto barato. A caixa com vinte sachês para colocar na água e ter um suco de colágeno sabor limão está em torno de R$ 120,00. Existem opções muito mais em conta.
Vitaclin-Pele-lisa-e-sem-celulite
Muito Chique
Balas de colágeno hidrolizado
Outra forma divertida e fácil de tomar ( aliás tão fácil e gostosa que temos de lembrar de pegar leve com ela ) são as balinhas de goma enriquecidas com colágeno. A marca Beauty in, da blogueira Cristina Arcangeli, fez uma linha deliciosa de vários sabores. Já comi algumas e confesso que se não fossem tão caras seria minha opção com alegria. Os pacotinhos custam nas farmácias cerca de R$ 16,00. Sei que não é tão caro mas não cabe em qualquer bolso. Existem muitas outras marcas e podem ser manipuladas. Peça uma receita para sua dermatologista ou veja se na sua farmácia de manipulação já não tem balinhas prontas.
Como as mulheres adoram novidades hoje em dia o colágenos está por todas as prateleiras, até mesmo de água! Isso mesmo, algumas marcas de água mineral investiram em um produto com colágeno para o público feminino. E aqui abaixo você vai encontrar informações sobre vários deles:
Sachê: é a versão mais indicada para diminuir a fome e prolongar a saciedade. O conteúdo de um sachê costuma ter o colágeno hidrolisado na dose diária recomendada – ou seja, de 8 a 10 gramas. Há ainda a opção de você mandar manipular o pó, que pode ser diluído na água, no suco ou no iogurte.
Cápsula: atende a quem não gosta do sabor adocicado do pó. Mas, para atingir a dose diária, você tem de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia. E não traz a mesma saciedade da primeira versão.
Água aromatizada: algumas marcas concentram na garrafinha, geralmente entre 300 e 360 mililitros, a dose diária recomendada de 10 gramas de colágeno.
Bala: essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. É bem pouco, mas vale para complementar o consumo diário da proteína. A bala também tem a vantagem de estimular a mastigação, além de enganar a vontade de comer um docinho.
Bombom: assim como a bala, tem pouco colágeno. Consuma-o como opção de um docinho que traz um benefício extra.
Granola, barra de cereais & cia.: optar por esses produtos também ajuda a complementar a dose diária de colágeno. Mas cuidado com os produtos carregados de açúcar e corantes – substâncias com fama de prejudicar a qualidade da pele.