Em tempos de pandemia do coronavírus (covid-19), todo cuidado é necessário. O uso de máscaras de proteção facial se tornou uma referência mundial para evitar o contágio da doença e, em Sinop, o item é obrigatório durante circulação em locais com aglomeração, bem como comércios e instituições públicas e privadas, conforme decreto n° 083/2020, assinado pela prefeita Rosana Martinelli. No Estado, a obrigatoriedade também é regulamentada por força de decreto e lei.
“Obrigatoriedade de utilização de máscaras para os funcionários e clientes no interior e exterior dos estabelecimentos, mesmo que implique em disponibilizá-las, inclusive impedindo que estes ingressem e/ou permaneçam no local sem a utilização do EPI previsto neste artigo”, discrimina o item cinco do artigo 20 do decreto da Prefeitura de Sinop.
De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, a exigência busca proteger os cidadãos e evitar um caos maior por conta da pandemia. “É um momento muito delicado, muitas famílias dependem do comércio aberto para sustentarem suas casas. Então, estou dando este voto de confiança a todos. Mas não podemos achar que está tudo bem e esquecermos que temos que se proteger. Conto com a colaboração de toda a população, do comerciante ao cliente, durante a pandemia do coronavírus, usem máscaras ao sair de casa”, destaca a prefeita.
Diante do decreto, diversos comércios já estão cumprindo o que foi determinado pela Prefeitura de Sinop. Algumas empresas da cidade, inclusive, a exemplo de supermercados e grandes lojas, estão proibindo a entrada de pessoas sem máscara nos estabelecimentos.
O poder público municipal vem fazendo sua parte no sentido de intensificar as frentes de orientação quanto à necessidade de se usar a máscara. Uma ação conjunta está sendo realizada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros pela cidade. Entretanto, sem a consciência de cada cidadão o trabalho não surtirá efeito.
“Colabore. Não é só uma questão de usar ou não a máscara, mas de preservação à vida. Todos temos que demonstrar o amor ao próximo por meio de ações como essa”, conclamou Rosana Martinelli.