Ao atualizar o Boletim oficial sobre os números da Covid-19 em Mato Grosso, na manhã desta segunda freira, dia 27 de abril, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo confirmou um novo caso de orbito de um idoso, ocorrido na tarde de domingo em Cuiabá.
Por outro lado, já são quase 129 pessoas curadas da doença.
No quadro atual constam 794 ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 250 casos confirmados, com 18 pessoas hospitalizadas, sendo 12 em UTI – Unidade de Terapia Intensiva e 8 na enfermaria.
Dez pessoas morreram em decorrência do coronavírus.
Ao responder perguntas feitas online por jornalistas, Gilberto Figueiredo reafirmou que, neste momento a situação está sob controle, ou seja, dentro do que foi previsto.
Entretanto, o início da reabertura do comércio nas cidades mato-grossenses, apesar de necessária, preocupa o Estado, porque a movimentação de pessoas, segundo ele, significa também a movimentação do vírus, que pode resultar no aumento dos casos de contaminação.
Gilberto Figueiredo informou que o Estado possui EPI – Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da saúde para mais um mês e que, neste período, novas remeças, já adquiridas pelo Governo, devem chegar.
Em relação aos leitos hospitalares, destinados exclusivamente a pacientes da Covid-19, o secretário de saúde explicou que atualmente a Rede Hospitalar do Estado já disponibiliza mais de 400 leitos de enfermaria e 90 de UTI , e que esse número vai aumentar gradativamente.
Em relação aos testes rápidos para detectar a doença, Gilberto Figueiredo disse que das seis remeças oriundas do Ministério da Saúde, chegaram duas que foram distribuídas aos municípios.
E como acontece todos os dias, o Boletim oficial com os números atualizados da Covid-19 em Mato Grosso, vai ser divulgado no final da tarde desta segunda-feira, pela Secretaria Estadual de Saúde.
A orientação do Governo do Estado, é que, com a reabertura parcial do comércio a partir de hoje, os cuidados devem ser redobrados por parte da população para se proteger, e com isso, evitar o avanço do vírus.