O acompanhamento feito pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aponta que a transmissão da Covid-19 já chegou em 30 bairros da capital, até a última quarta-feira (15). O levantamento é atualizado de acordo com as informações emitidas nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com as informações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
De acordo com o estudo, os bairros com maior número de casos estão espalhados, um em cada região da capital. O bairro com o maior incidência da transmissão do vírus foi o Morada da Serra, no norte da capital, composto pelo CPA I, II, III e IV, com oito casos.
Em seguida estão os bairros Parque Atalaia, no sul de Cuiabá; Ribeirão do Lipa, no complexo de condomínios do Florais, na região Oeste; Jardim Imperial, na região Leste. Todos estes apresentam entre quatro e cinco casos confirmados da doença.
Os outros bairros, com menos de três casos registrados, são: Altos do Coxipó, Alvorada, Bandeirantes, Bela Vista, Boa Esperança, Bosque da Saúde, Centro-sul, Dom Aquino, Duque de Caxias, Jardim das Palmeiras, Jardim Gramado, Jardim Itália, Jardim Leblon, Jardim Universitário ,Jardim Vitória, Lixeira, Morada do Ouro, Nova Conquista, Osmar Cabral, Paiaguás, Pedregal, Primeiro de Março , Quilombo, Santa Cruz, Santa Rosa e Solar da Chapada.
O levantamento também aponta o índice de conhecimento sobre a origem da transmissão. Dos 70 casos registrados em Cuiabá até quarta-feira (15), apenas 32 sabem exatamente a origem da transmissão do vírus.
Outros 12 infectados desconfiam que o vírus foi transmitido durante viagem feita recentemente, mas não sabe o local exato ou de quem pegou. O levantamento mostra ainda que 26 pessoas não fazem ideia da origem de transmissão do vírus.