O Exército Brasileiro entrou para o cenário dos esportes eletrônicos. No último dia 11, a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) oficializou a criação do grêmio AMAN eSports. O primeiro ato da agremiação foi um campeonato de Counter-Strike: Global Offensive realizado com participantes de todos os anos da instituição.
De acordo com a notícia publicada no site oficial do Exército, “além de diversão, o objetivo da competição foi aprimorar as habilidades motoras dos futuros líderes do Exército Brasileiro”. Foram sete times na disputa. Na grande final, a equipe da Intendência (2° Ano) levou a melhor sobre o Curso de Comunicações (também 2° Ano).
– Independentemente do resultado, os cinco jogadores de cada grupo ganharam a oportunidade de aprimorar os atributos cognitivos e afetivos, além de aguçar a concentração, o pensamento estratégico e o raciocínio lógico – diz o comunicado oficial.
A nota ainda lembra que a prática de eSports nas Forças Armadas é uma prática corriqueira nos Estados Unidos, onde há times no Exército, na Marinha e na Academia da Força Aérea, e diz que “em muitas instituições educacionais, a prática já é realidade e, inclusive, é incentivada com a realização de campeonatos universitários por assimilar o aprendizado com a inovação na forma de aprender e ensinar”.