As atividades relacionadas com o atendimento hospitalar figuram em primeiro lugar no ranking de comunicação de acidentes de trabalho em Cuiabá e também em todo Brasil. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta segunda-feira (14).
Conforme dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho foram 2,3 mil registros na capital de Mato Grosso entre 2012 e 2018. Em âmbito nacional, no mesmo período, foram registrados 378 mil casos.
Com 4,4 mil registros, os acidentes na área hospitalar ficam na terceira posição em âmbito estadual, atrás apenas do abate de animais (9 mil casos) e cultivo de soja (5 mil casos).
Os dados informam ainda que, entre 2012 e 2018, houve 1,4 mil acidentes envolvendo técnicos de enfermagem em Cuiabá, dos quais 203 só em 2018. Com 11% do total de registro, a categoria ficou em 1ª lugar entre as ocupações.
Os números mostram a necessidade de ações para diminuir os riscos a que profissionais da saúde são submetidos no dia a dia de trabalho.
Por isso, a campanha do Abril Verde deste ano é focada nesses profissionais. O direcionamento ocorre, em especial, devido à maior exposição deles por estarem na linha de frente no combate e tratamento do novo coronavírus (Covid19).
Em razão das restrições de aglomeração e da necessidade de isolamento social, as atividades presenciais, como palestras e eventos, foram suspensas.
Todavia, estão sendo realizadas ações de marketing e comunicação. Nas redes sociais, os tribunais do trabalho desenvolvem a campanha “É tempo de agradecer”, uma forma de reconhecer o esforço dos profissionais no enfrentamento do vírus.
Abril Verde
A campanha busca despertar, na sociedade, a necessidade de garantir um ambiente de trabalho mais seguro e tem em como base o alto índice de acidentes no Brasil e no mundo.
O mês de abril é marcado, em vários países, como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Dados gerais
Entre 2012 e 2018, foi registrado, no Brasil, um acidente a cada 49 segundos (5,3 milhões, no total), com 19,4 mil mortes. Ou seja, a cada 3h43h, uma pessoa perdeu a vida enquanto trabalhava.
Além das consequências para a família, os amigos e a empresa, os acidentes custaram R$ 93 bilhões aos cofres públicos com o pagamento de auxílio previdenciário desde 2012.
Um total de 624 acidentes de trabalho foi notificado no Brasil apenas em 2018, sendo 13,4 mil em Mato Grosso e 2,1 mil em Cuiabá.
Nesse mesmo ano, houve o registro de duas mil mortes, das quais 108 ocorreram no estado e nove na capital. Os números colocam Mato Grosso na décima posição entre os estados que mais registraram acidentes de trabalho no Brasil entre 2012 e 2018.