Uma fiscalização realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) apontou que a morte dos peixes em um lago da comunidade rural Barreirão do Caramujo, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, foi causada pela falta de oxigênio na água.
Os peixes foram encontrados por moradores da comunidade na sexta-feira (22), após sentirem um cheiro forte vindo do lago.
O chefe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Garcia, disse que uma grande quantidade de peixes foram encontrados mortos às margens do lago, sendo a maioria deles da espécie traíra.
De acordo com a Sema, o fluxo de água no lago esta normal, mas existe a falta de oxigenação.
“A situação seria consequência do surgimento de resíduos na água e, por isso, causou a dificuldade de respiração dos peixes. Foi constatado também borbulhas que podem ter sido causadas por degradação de matéria orgânica no fundo do lago”, explicou Luiz.
Segundo Luiz, será necessário um levantamento junto a Gerência de Laboratório da Sema-MT (Gelab), para coletar amostras da água e das cabeceiras das nascentes para verificar se o comportamento dos peixes está diferente daqueles que foram encontrados mortos.