Durante a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada de 16 a 21 de setembro, em Lucas do Rio Verde, diversas ações foram realizadas, como caminhada, palestras e debates. Com o tema “Mobilizar para Incluir”, a iniciativa também envolveu o poder público e empresas da cidade.
Em uma ação de valorização e inclusão, a iniciativa privada distribuiu 30 bolsas de estudo para jovens com deficiência e seus familiares. Entre as áreas de estudo estão balé, informática, cabeleireiro, entre outros cursos.
“Mais uma vez a iniciativa privada atendeu o nosso chamado e isso mostra que as pessoas estão se envolvendo cada vez mais nas causas da população luverdense. Agradecemos imensamente aos nossos parceiros que doaram essas bolsas de estudo com o objetivo de capacitar as pessoas para uma nova profissão e para o mercado de trabalho”, enalteceu a primeira-dama Rafaela Frizzo.
Nesta terça-feira (29) foi realizada a entrega dos prêmios, que contou com a presença dos representantes das empresas, da Apae e familiares.
“Foi muito gratificante poder contribuir com esse projeto visando dar mais acesso e melhor qualidade de vida aos participantes. Nós entendemos que a educação e a qualificação são fundamentais para que melhorem os indicadores de várias áreas da sociedade, principalmente os econômicos e acesso à renda, e queremos fazer com que haja uma motivação maior dentro dessa participação dos jovens e pessoas com deficiência que hoje buscam o mercado de trabalho”, comentou um dos parceiros, Jorge Sepulveda.
Marilane Silva, de 29 anos, foi uma das contempladas. “Esse curso de cabelereira vai transformar a minha vida, vai ajudar na minha renda, na renda familiar, e com certeza será muito bom. Eu agradeço muito a oportunidade”, declarou.
O jovem Pedro dos Santos, de 15 anos, é aluno da Apae e agora vai estudar também informática. “Ganhei um curso e estou muito feliz, pretendo fazer o curso de youtuber, me aperfeiçoar na informática e reativar o meu canal na internet”, contou.
A secretária adjunta de Assistência Social, Lara Andrade, destacou que “essas bolsas de estudo tem um significado muito maior do que a pessoas possam imaginar porque isso é oportunidade de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e o preparo para o mercado de trabalho, sem contar que a gente vai trabalhar a afinação motora no balé, o cognitivo nos cursos de informática, a habilidade motora no curso de cabeleireiro, então engloba várias outras possibilidades que com certeza fará uma grande diferença na vida dessas pessoas”.
Parceiros: Salão D’Lucca; Nova Microway Escola de Profissões; MSD Educação Profissional; Coppélia Centro de Artes; e Prepara Cursos.