O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi destaque no Jornal Nacional da última segunda-feira (2), por conta das queimadas, que já consumiram 40 km². Este é o segundo incêndio só neste ano, e o cerrado já registrou mais de 28 mil focos de queimadas, ou seja, 30% de todos os incêndios florestais do Brasil até agora.
Segundo a reportagem, a área queimada é do tamanho da cidade de Ouro Preto. Os jornalistas lembraram também do trabalho dos bombeiros, que só pousam os aviões para abastecê-los com mais água.
As imagens do JN mostraram que o fogo atingiu também casas, comunidades rurais e barcos, e que, apesar de as queimadas estarem proibidas no estado até o próximo dia 30 de novembro, quase todas foram iniciadas pela ação do homem.
O último relatório diário de incêndio florestal do Corpo de Bombeiros foi enviado no domingo (1), sobre a ação realizada em parceria com os brigadistas do Parque Nacional. Segundo eles, só nesta data foram lançados cerca de 20.000 litros de agente extintor.
Com apoio do Exército, os profissionais tentaram controlar uma frente de fogo que avançava em direção ao Coxipó do ouro. O Grupo de Aviação realizou também combate de um foco que está próximo ao morro São Gerônimo, com 12mil litros de água lançados.
Área impactada total foi de 6.540 hectares aproximadamente da Área de Proteção Ambiental e 400 hectares do Parque Nacional. Para realizar o combate, foram utilizadas duas aeronaves de combate, um auto tanque de 30 mil litros, um caminhão pipa de 15 mil litros, uma piscina de 18 mil litros e um caminhão cisterna. Envolveram-se no combate 25 bombeiros militares, 10 militares do exército e 20 brigadistas do ICMBio.