Propriedades rurais em MT são embargadas por invadir limite de terra indígena e 4 mil cabeças de gado são retiradas

Fonte: G1 MT

Foto: Ibama/Divulgação

Duas propriedades rurais em Canarana, a 838 km de Cuiabá, foram embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) por invadir os limites da Terra Indígena Pequizal do Nruvotu.

Ao todo, 6.310 hectares foram embargados. No local, segundo o Ibama, a limpeza do terreno e a circulação de gado impediam a regeneração da vegetação nativa da Amazônia.

[Continua depois da Publicidade]

Em uma das propriedades, um rebanho de 4 mil cabeças de gado era mantido dentro da terra indígena. O dano causado pela atividade atingiu uma área de 2.181 hectares.

No outro imóvel, a limpeza de 1.400 hectares de vegetação secundária eram retirados por tratores para alimentar 990 cabeças de gado.

[Continua depois da Publicidade]

As multas aplicadas aos donos das propriedades somam R$ 17,9 milhões.

Os danos ambientais foram comunicados oficialmente ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração de responsabilidade em âmbito criminal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]