Moradores do Bairro Coophema, em Cuiabá, já encontraram 26 cães e gatos mortos nas ruas e no condomínio onde moram em menos de um mês. Em maio, 12 animais teriam sido envenenados, 10 morreram. Desde então, foram mais 14 vítimas, quatro sobreviveram e dois estão em tratamento.
Os casos foram denunciados à Polícia Civil. Segundo a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), alguns moradores já foram ouvidos.
A polícia informou que imagens do condomínio onde alguns animais também foram mortos estão sendo analisadas. Um inquérito também foi aberto para investigar crime de maus tratos contra animais.
Nesta semana, uma moradora do condomínio conseguiu socorrer o gato dela, mas ele está internado em estado grave. Já outro foi encontrado morto no mesmo local.
As pessoas que moram na região e prestam assistência aos animais de rua estão preocupados com a segurança deles.
“Eles não são meus, são das ruas, mas aparecem na minha casa e eu cuido. A gente quer cuidar, mas acaba sendo ameaçada e tendo vários problemas. É muita crueldade, porque eles (animais) não têm culpa”, disse uma moradora que não quis se identificar.