Deputados de Mato Grosso debatem greve de professores

Expectativa é que após reunião nesta sexta-feira (31), com o governador, os professores retomem as aulas

Fonte: CenárioMT

escola2

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), convocou reunião do Colégio de Líderes, para a tarde desta terça-feira (28), com o intuito de dar continuidade aos debates sobre a greve dos professores da rede pública estadual, deflagrada nesta segunda-feira (27.05). Pela manhã, o assunto foi tema da reunião convocada pelo governador Mauro Mendes (DEM), no Palácio Paiaguás.

Para Janaina Riva o debate é o melhor caminho para encontrar uma solução. Ela parabenizou a postura do chefe do Poder Executivo por ouvir a base e também oposição. Expectativa é que após reunião nesta sexta-feira (31), com o governador, os professores retomem as aulas.

“É importante o governador chamar base e oposição para uma conversa como essa. E o mais interessante pedindo sugestão para reverter esse quadro através do diálogo e sintonia com a Assembleia”, disse a deputada, ao acrescentar que na gestão anterior isso nunca aconteceu.

Janaina ressaltou a importância de em momentos de crise como esse ouvir deputados de oposição, como o Lúdio Cabral (PT), que tem liderado o movimento em prol dos professores da rede pública, como uma forma de o governador entender o que sente o servidor público.

“Por várias vezes o governador disse que entende a indignação do servidor do Executivo pelo trato diferenciado que tem em relação a servidores de outros poderes. Então, acredito que com essa boa conversa, inclusive, o governador já se colocou à disposição de que vai receber os professores na sexta-feira. Muda muito o nível do debate, quando trata com respeito priorizando o diálogo, isso aumenta a perspectiva de uma solução plausível”, explica.

Dos 24 deputados, apenas seis que estão em viagem não participaram do encontro no Paiaguás. Janaina ressaltou dados apresentados pelo governo que comprovam que em alguns estados há melhor qualidade de ensino, com investimento maior que o de Mato Grosso, mas com a folha salarial menor. Também a sugestão de chamar os concursados. Contudo, destacou que há disposição do governo, mas com cautela para que não haja prejuízo de todos os servidores em detrimento ao aumento real dos professores.

A presidente também foi enfática ao garantir que a Assembleia Legislativa está atenta e novamente vai contribuir até solucionar o problema, diferente da nota emitida pelo Fórum Sindical, que a acusa de omissão e silêncio.
“Não há o que se falar em omissão quando eu e os demais deputados estávamos justamente reunidos com o governador para tratar do assunto, durante toda a manhã.  Não há o que se falar em omissão por parte da Assembleia Legislativa, quando a pauta do colégio de líderes desta terça-feira é justamente para tratar do assunto. O governador deixou claro que está disposto a dialogar, porém, que a prioridade é pagar a RGA para todas as categorias, assim que houver equilíbrio em nossa lei de responsabilidade fiscal”, finalizou.

 

Governo de MT diz que vai cortar ponto de servidores da educação durante greve

Três escolas em Lucas do Rio Verde aderem à greve na Educação

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.