Comissários de bordo internacionais fazem serviços voluntários no Santuário de Elefantes em MT por 5 dias

Fonte: G1 MT

Foto: Santuário dos Elefantes/ Divulgação

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, recebe a visita de 9 comissários de bordo americanos, sendo sete homens e duas mulheres, que vão prestar serviços voluntários no lugar durante cinco dias. A ação voluntária começou nesta terça-feira (14) e segue até o domingo (19).

Os voluntários são americanos e não falam português. Eles vão receber suporte de profissionais no santuário que falam o inglês. Eles fazem parte do grupo Stews 4 Elephants, formado por 55 comissários de bordo. O primeiro voluntariado do grupo foi em um santuário em Chiang Mai na Tailândia.

[Continua depois da Publicidade]

A ideia de prestar serviço ao santuário no Brasil, localizado em Mato Grosso, surgiu quando o grupo de voluntários faziam trabalhos em um santuário de elefantes em outro país. Na ocasião, eles conheceram Scott Blais, fundador da ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants que fez o convite para que eles viessem até o SEB.

No santuário, os voluntários vão prestar serviços para ajudar na rotina de preservação dos animais e nos cuidados diretos aos elefantes. Eles vão ajudar na preparação da comida, no banho e principalmente ajudar na reabilitação dos elefantes, com a supervisão e o apoio dos profissionais que trabalham no lugar.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o grupo de voluntários, o intuito é conscientizar sobre as dificuldades dos animais que estão sujeitos à exploração, não apenas os elefantes. A ideia também é mostrar como o turismo pode afetar a vida animal e a natureza de forma positiva ou negativa.

De acordo com Scott Blais, para o santuário é extremamente importante a ajuda deste grupo que já desenvolve um trabalho tão significativo em outros santuários ao redor do mundo. Também uma maneira de estruturar o programa de voluntariado com pessoas que já entendem todo o processo e sabem da importância e seriedade do trabalho que é realizado.

O grupo Stews 4 Elephants disse que as despesas dos voluntários será custeada pela ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants e que eles vão doar um valor em dinheiro para ajudar o santuário.

O grupo de voluntários Stews 4 Elephants iniciou em 2017, foi idealizado pela comissária-chefe Robyn Beasley. O grupo surgiu para ajudar elefantes resgatados na Tailândia, e desde então, realizam este trabalho uma vez por ano, segundo Robyn.

Em Mato Grosso, o grupo de comissários é o primeiro a prestar serviço no Santuário de Elefantes do Brasil, o primeiro santuário para elefantes da América do Sul, localizado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]