Produtores de MT protestam contra taxação do milho e cobram aplicação do Fethab em estradas

Fonte: G1MT

1 205
Foto: Gcom-MT

Produtores rurais de vários municípios de Mato Grosso realizam um ato nesta quarta-feira (15), contra a proposta do governo do estado de cobrar tributos sobre a produção de milho. Por meio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o agricultores também reivindicam a aplicação dos recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) em estradas.

O produtores vão protocolar uma carta da reivindicações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e no Palácio Paiaguás.

“O fator que gerou este movimento foi a taxação do milho. Na época em que o anúncio foi feito, o setor se posicionou contra, mas o governo ignorou. Diante das reivindicações dos produtores, optamos por realizar essa mobilização”, explicou o vice-presidente da Aprosoja, Fernando Cadore.

Ainda segundo ele o foco do movimento é pedir a extinção da cobrança de tributo sobre o milho e a correta aplicação do Fethab 1 e 2 que, para os produtores deve ser em nas estradas, que seria o fim para o qual o fundo foi criado.

“Não temos estradas e pagamos uma alta carga tributária, mas o Fethab que deveria ser revertido em infraestrutura, não é, então o setor é prejudicado duas vezes”, argumentou ele.

Os anúncios da taxação do milho e de uma nova edição do Fethab foram feitos no início deste ano pelo governador Mauro Mendes.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!