Jornalista tem WhatsApp hackeado e golpistas pedem dinheiro a amigos

Fonte: OLHAR DIRETO

1 153

A jornalista Josiane Dalmagro teve seu aplicativo de mensagens WhatsApp hackeado na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 11h, logo após ter feito um anúncio na OLX. Os golpistas se passaram por ela e pediram que seus amigos fizessem depósitos em uma conta corrente.

O caso aconteceu entre 11h15 e 11h30 da manhã. Josiane criou o anúncio e, na mesma hora, recebeu uma mensagem, com a foto da OLX, dizendo que, por conta de riscos, eles estavam validando os anúncios com um código de seis dígitos. Ela recebeu este código e enviou. Foi neste momento que seu WhatsApp ‘saiu do ar’.  “Na hora eu já desconfiei, mas eu imaginei que porque ontem eu atualizei meu Itunes, poderia ter algo a ver com isso”, contou.

Quando a jornalista tentou entrar novamente em seu aplicativo, uma mensagem afirmou que ela só poderia ter acesso depois de seis horas, porque tinha acabado de fazer a mesma ação.

“Meu telefone tocou, e já era uma amiga minha perguntando se eu tinha mandado mensagem pedindo dinheiro, e eu percebi que era golpe. Na hora eu já comecei a mandar pra um monte de gente. Tudo isso aconteceu em menos de cinco minutos”, lembra.

Josiane pediu ajuda a algumas amigas que avisassem nos grupos em que ela estava. O golpista, então, começou a sair destes grupos. “As meninas começaram a mandar nos grupos, eu avisei pessoas da família, postei no Instagram, no Facebook, porque foi só ao WhatsApp que tiveram acesso”.

Como o golpista pedia para que depositassem o valor em uma conta específica, ele passava, inclusive, nome completo e CPF. A desconfiança da jornalista, no entanto, é de que esta conta poderia ser de um laranja. Ela fez um boletim de ocorrência.

“Só que eles me mandaram mensagem antes do meu anúncio ser aprovado no OLX. Ou seja, eles estão tendo acesso ao banco de dados do aplicativo do OLX. E o mais grave é que eu acho que isso tem sido recorrente, porque depois de um tempo chegou uma mensagem da OLX pra mim, falando sobre esse tipo de golpe”, lamenta a vítima.

Outro caso

No dia 13 de abril, a advogada Silviana Milene dos Santos também passou pelo mesmo golpe. No caso dela, no entanto, seis pessoas chegaram a fazer a transferência, e tiveram, no total, um prejuízo de cerca de R$20 mil.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!