Amigo diz que fazendeiro e agrimensor foram mortos em emboscada de grileiros em MT

Fonte: EPTV 1

1 181
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Amigo dos idosos que foram assassinados na zona rural de Alto Araguaia (MT), o agricultor Salvador Miguel Galante disse acreditar que ambos foram vítimas de uma emboscada armada por grileiros, pessoas que se apossam de terras mediante falsas escrituras.

O fazendeiro Olavo Teobaldo Ferreira, 71 anos, morador de Nuporanga (SP), e o agrimensor Francisco José Denipote, de 62, que viva em Orlândia (SP), foram encontrados mortos a tiros dentro de um carro na entrada de uma fazenda na BR-364 nesta segunda-feira (15).

“A fazenda, no passado, era do pai do Olavo. Depois, os grileiros pegaram, mas o Olavo conseguiu de volta com escritura, tudo certinho. Ele tomou a posse dela há cerca de um ano, e o Chico estava comandando. O Chico levava escolta para a fazenda”, conta Galante.

Ainda segundo o agricultor, os amigos receberam a ligação de um corretor de imóveis dizendo que um grupo de investidores chineses tinha interesse em comprar a propriedade para o plantio de eucalipto, pois estavam planejando instalar uma indústria de celulose na região.

“Ele foi nessa barca, chegou lá e aconteceu tudo isso aí. Ele era uma pessoa tão do bem, que não via maldade em nada. Uma pessoa que não via maldade. Um corretor liga para o Olavo, o Olavo liga para ele. São pessoas do bem, eles não pensam no mal”, afirma.

Galante também diz que há cerca de cinco meses, Francisco foi alvo de uma emboscada, quando levava um oficial de Justiça até a fazenda que pertence a Olavo. O carro em que eles estavam foi fechado por uma caminhonete ocupada por homens armados.

“O oficial de Justiça arrancou o crachá, jogou debaixo e falou ‘Nós estamos perdidos’. Foi onde eles saíram numa boa. O Chico não acreditou que isso pudesse voltar a acontecer”, relembra o agricultor. “Uma pessoa do bem, um profissional de qualidade indiscutível, uma pessoa maravilhosa”, completa.

Investigação

Em nota, a Polícia Civil de Alto Araguaia informou que o Núcleo Investigativo Operacional recebeu a denúncia do crime por um homem, que ouviu os disparos de arma de fogo próximo da casa onde mora, no quilômetro sete da Rodovia Juscelino Kubitschek (BR-364).

Dentro de um veículo Fiat Uno estavam Olavo e Francisco, mortos a tiros. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML), e devem ser transportados à região de Ribeirão Preto (SP) ainda nesta terça-feira (16).

A Polícia Civil confirma que Olavo é herdeiro de uma propriedade na região e esteve no Sindicato Rural nesta segunda-feira, acompanhado do agrimensor, para obter informações sobre o valor de arrendamento das terras para uma empresa de celulose.

“Eles tinham saindo do sindicato e foram emboscados em uma estrada vicinal, a caminho da propriedade do presidente do sindicato. Testemunhas já foram ouvidas e a Polícia Civil trabalha para esclarecimento do duplo homicídio”, diz o comunicado.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!