Um trabalho conjunto será realizado em Lucas do Rio Verde-MT, à partir dos próximos dias, entre poder público municipal e Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL), cujo objetivo é realizar um levantamento para dar mais clareza sobre a forma com que os recursos financeiros estão sendo aplicados em algumas áreas específicas e melhorar alguns aspectos no intuito de garantir uma gestão mais eficaz dos valores que estão sendo aplicados.
Para tanto, o núcleo interdisciplinar que é formado por alunos da UEL virão ao município fazer um trabalho de assessoria, consultoria e treinamento para os servidores que atuam nas áreas tributárias, saúde e frota. Este último terá um novo modelo a ser implantado no município.
Saulo Fabiano Vieira, professor do curso de Administração da UEL, um dos responsáveis pela implantação do projeto em Lucas do Rio Verde, explica que com essa parceria será possível “passar por um processo de otimização da utilização dos gastos públicos municipais. Muito se fala que os municípios estão com dificuldade financeira, porém, pouco se avança na gestão. Então a ideia é fazer com que complementamos uma série de ações voltadas para a gestão das áreas prioritárias que vão ser desenvolvidas dentro desse projeto e assim, poder prestar melhores serviços a população nas áreas da saúde, educação e outras, pois existe um processo de gestão adequado”, salientou Vieira.
O convenio assinado entre a prefeitura municipal e Universidade Estadual de Londrina tem validade para ser desenvolvido dentro de um ano. Serão investidos pelo poder público o valor de R$ 200 mil que serão pagos à instituição de ensino em parcelas de 12 meses.
“Trata-se de um projeto que foge das consultorias tradicionais, aqueles que somente ao seu final aparecem os resultados. A ideia nesse projeto é que durante todo o processo nós tenhamos ações que são implementadas a acompanhadas durante todo o andamento dos trabalhos”, afirmou Vieira.
Para maior eficácia na elaboração do trabalho, serão utilizadas ferramentas específicas para gestão de projetos e indicadores de desempenho. “Já existe no município uma cultura de se utilizar essas ferramentas e assim, vamos implementar essas ferramentas e trazer mais algumas através de softwares específicos que temos junto ao nosso núcleo de gestão pública, possibilitando ao prefeito acompanhar em tempo real essas atividades”, complementou.
Projetos semelhantes foram implantados no município de Londrina-PR, Tribunal de Contas, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e COPEL (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).