Ao todo 52 pontos de coletas foram disponibilizados por toda a cidade, identificados por banners com identidade visual da Prefeitura Municipal. O Mutirão acontece de 06 a 09 de dezembro.
O objetivo é eliminar materiais inservíveis que acumulem água e se tornem criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“Esta segunda edição atende um pedido da população e também já é realizada em momento estratégico, na época das chuvas, onde pode haver proliferação do mosquito aedes aegypti. Por isso convocamos a todos os moradores de Nova Mutum para que se organizem e descartem nos pontos de coleta, apenas durante as datas do mutirão os materiais inutilizáveis que possam vir a se tornar criadouros do mosquito”, afirma Jerusa Coppieters Vidrik, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Descarte de folhagens, podas de árvores e materiais de construção estão proibidos. “Estes materiais não geram focos de dengue, enchem rapidamente as caçambas e conteiners disponíveis e são de responsabilidade dos seus proprietários. Orientamos que a população descarte materiais como; máquinas de lavar roupas, colchões, utensílios domenticos entre outros objetivos similares a estes que não possuem mais utilidade”, afirmou Calebe Benjamin, coordenador do departamento de Planejamento Urbano.
Após o dia 09 os pontos de coleta serão desativados e quem descartar lixo no local pode sofrer penalidades.
A ação da Prefeitura de Nova Mutum é realizada através da Secretarias de Saúde, de Obras e Planejamento.