O atendimento na Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Mourado Bairro Planalto, em Cuiabá, foi retomado normalmente nesta quinta-feira (6), depois de a unidade passar por um procedimento de desinfecção durante dois dias devido ao atendimento prestado a um paciente com suspeita de meningite, na terça-feira (4).
A unidade está funcionando normalmente. A policlínica ficou fechada durante 48 horas para o trabalho de desinfecção.
O procedimento de fechamento da unidade é um protocolo do Ministério da Saúde. A meningite é contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado através da tosse, espirro ou fala.
O diagnóstico da meningite é confirmado após a realização do exame da punção lombar que consiste em retirar uma pequena quantidade de líquido presente na coluna por meio de uma injeção.
A meningite atinge as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. Ela ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
Essa doença tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.