Sorriso, a 420 km de Cuiabá, registrou o primeiro caso de ferrugem asiática em lavoura de soja na safra 2018/2019. A identificação da praga foi feita pelo engenheiro agrônomo Wanderlei Dias Guerra, que repassou a ocorrência para registro no Consórcio Antiferrugem.
De acordo com a última atualização do consórcio, além de Sorriso, outros 15 municípios também possuem registros de ferrugem asiática nas lavouras de soja.
A orientação é de que o produtor intensifique o monitoramento das lavouras e defina os melhores momentos para a aplicação da fungicida.
Entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro deste ano, foram registrados 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária em seis municípios do estado.
O que é a ferrugem asiática?
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.
Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos.