Operação Conselho de Sentença foi deflagrada na manhã desta terça-feira (23), em Porto Esperidião e Glória D’Oeste, para cumprir dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão relacionados a um crime de tentativa de homicídio ocorrido em 2024. A ação foi realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, conforme divulgado oficialmente pela instituição.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias e cumpridas pela Delegacia de Porto Esperidião, com apoio da Delegacia de Rio Branco e da Delegacia Especial de Fronteira (Defron). Conforme apurado pela reportagem, durante a operação foi apreendido um aparelho celular pertencente a um dos investigados.
Segundo a Polícia Civil, o material apreendido será analisado e pode auxiliar no esclarecimento das circunstâncias envolvendo a tentativa de homicídio investigada no inquérito.
Suspeita de coação de jurados
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Diego Toledo, os alvos da Operação Conselho de Sentença são suspeitos de coagir jurados para impedir a realização do Tribunal do Júri. “Em razão da coação, o júri não pode ser realizado, pois diversos jurados pediram dispensa”, afirmou o delegado em declaração oficial.
A Polícia Civil confirmou ainda que parte dos investigados possui ligação com uma facção criminosa com atuação na região de fronteira, o que agravou o risco institucional ao funcionamento do Judiciário local.
Investigações em andamento
Conforme informado pela autoridade policial, as investigações continuam com o objetivo de localizar e prender outros suspeitos que permanecem foragidos. A polícia também apura se houve atuação organizada para interferir no julgamento, o que pode caracterizar novos crimes previstos no Código Penal.
- Crime investigado: tentativa de homicídio
- Possíveis delitos associados: coação no curso do processo e organização criminosa
- Órgãos envolvidos: Polícia Civil, Defron e Poder Judiciário






















