Preços do feijão estão mais firmes; produção no PR deve cair

Fonte: Assessoria

Preços do feijão estão mais firmes; produção no PR deve cair
Foto: Reprodução

Apesar de a liquidez ter sido menor ao longo da semana passada, levantamento do Cepea mostra que os preços médios dos feijões conseguiram se sustentar, especialmente os do feijão carioca – para o grão preto, foram verificadas variações distintas dentre as regiões. Quanto ao carioca, as altas ainda prevalecem, com as variações mais intensas nos valores dos de notas entre 8,0 e 8,5, em comparação aos melhores tipos.

Enquanto isso, agentes consultados pelo Cepea seguem atentos ao cultivo da nova temporada nas diferentes regiões e às atividades de colheita em São Paulo, que está na reta final, e no Paraná, que está se iniciando. Especificamente no Paraná – maior produtor nacional de feijão e responsável por mais de 25% da oferta nas últimas quatro safras –, a produção deve cair na safra 2025/26.

Segundo pesquisadores do Cepea, as cotações registradas em 2025 têm desestimulado o cultivo do grão. Dados do Deral/Seab apontam que, no agregado, a oferta paranaense de 2025/26 pode somar 744,6 mil toneladas, 11,5% abaixo da de 2024/25.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .