O início do ano letivo de 2025 marcou uma nova fase para a educação municipal com a chegada do material estruturado, conhecido como apostilado, do sistema de ensino FTD às escolas. A iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, buscou atender uma demanda dos profissionais da educação e reforçou o compromisso da gestão em oferecer um ensino de qualidade para as crianças e adolescentes luverdenses.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel a experiência com o material estruturado foi extremamente positiva, trazendo diversos ganhos para a educação municipal. “Encerramos 2025 com satisfação e confiança, certos de que a adoção do material estruturado foi uma decisão assertiva. Para 2026, com professores e alunos já familiarizados com o sistema, a expectativa é avançar ainda mais nos resultados da educação municipal de Lucas do Rio Verde, garantindo aos alunos um ensino de qualidade e aos professores o acesso a um material diferenciado”.
O novo sistema atendeu o Ensino Fundamental, dos anos iniciais aos finais (1º ao 9º ano), e ofereceu aos professores e alunos da rede municipal materiais didáticos completos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de um kit de literatura para cada ano escolar.
A implementação também incluiu a Plataforma Iônica, o ambiente digital da FTD Educação, onde professores e gestores puderam acessar conteúdos, vídeos, bem como as formações continuadas. Por meio dela, os alunos também tiveram acesso ao material didático e puderam realizar atividades escolares on-line.
Assim, para garantir que os profissionais da educação conhecessem os recursos do material apostilado e pudessem utilizá-los em todo o seu potencial, a Secretaria de Educação, por meio do Centro de Formação, promoveu, ao longo de todo o ano, cerca de 22 formações continuadas e 102 horas de consultoria on-line. O objetivo foi facilitar a adaptação das metodologias de ensino, tornando esse processo mais tranquilo e eficiente.
No cotidiano escolar, a iniciativa proporcionou aos professores uma organização mais precisa e uma sequência clara dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Com isso, o planejamento pedagógico tornou-se mais fácil e ágil, permitindo que os profissionais tivessem mais tempo para personalizar as aulas e acompanhar o desempenho individual dos alunos.
Além disso, os professores passaram a se sentir mais seguros de que estavam contemplando todas as habilidades previstas para aquele ano letivo.
“O material ajudou a garantir uniformidade e continuidade entre as turmas, evitando lacunas e permitindo que todos avançassem no mesmo ritmo, com acesso aos mesmos conteúdos de qualidade. Além disso, as atividades estimulam a autonomia, o raciocínio, a leitura e a interpretação, tornando o aprendizado ainda mais ativo e significativo. Para nós, professores, o material apostilado também representa um grande suporte, pois oferece orientações claras, sugestões de práticas e recursos que enriquecem nossas aulas”, destacou a professora da Escola Vinícius de Moraes, Lisabete Menuzzi.
O novo material também foi aprovado pelas famílias dos estudantes da rede municipal, como relata a Adriana Oliveira, mãe do aluno Davi. “Tenho visto de perto o quanto o material estruturado da FTD fez diferença na aprendizagem do meu filho. Hoje, consigo acompanhar melhor o que ele está aprendendo, pois o material apresenta os conteúdos de forma clara, com atividades que realmente contribuem para a compreensão”.
O investimento em um Sistema Estruturado reflete o comprometimento da gestão municipal com a oferta de uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes luverdenses, bem como com a valorização e o fortalecimento do trabalho dos profissionais da rede. É com sentimento de dever cumprido e imensa gratidão aos educadores que abraçaram o novo sistema, que a Secretaria de Educação encerra o ano letivo de 2025.






















