Foragidos da Justiça em MT foram presos pela Polícia Civil entre os dias 15 e 17 de dezembro, em operações realizadas em diferentes municípios do Mato Grosso, conforme divulgado oficialmente pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol). As prisões ocorreram após o cumprimento de mandados definitivos expedidos pelo Poder Judiciário, resultado de condenações por crimes como estupro de vulnerável, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Prisões em quatro cidades do estado
Conforme apurado pela reportagem junto à Polícia Civil, as ações resultaram na prisão de cinco homens nas cidades de Rondonópolis, Alta Floresta, Diamantino e Marcelândia. Todos eram considerados foragidos da Justiça em MT e possuíam condenações transitadas em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso.
Em Rondonópolis, os policiais cumpriram dois mandados: um contra um homem de 76 anos, condenado por estupro de vulnerável, e outro contra um homem de 38 anos, condenado por tráfico de drogas. Já em Alta Floresta, foi preso um homem de 42 anos, também condenado por tráfico.
Outros dois mandados foram cumpridos nos municípios de Diamantino e Marcelândia, onde foram localizados homens de 44 e 30 anos, ambos condenados por tráfico de drogas, segundo informações oficiais da Gepol.
Como atuou a Gepol na localização dos condenados
A Polícia Civil informou, em nota oficial, que a atuação da Gepol envolve levantamento contínuo de dados, cruzamento de informações e identificação do possível paradeiro dos foragidos da Justiça em MT. Após essa etapa, é solicitado apoio das delegacias locais para a realização das diligências e o cumprimento das ordens judiciais.
A delegada titular da Gepol, Sílvia Maria Pauluzi de Siqueira, afirmou que as prisões fazem parte de uma estratégia permanente de segurança pública. Segundo ela, as ações seguem alinhadas ao Programa Tolerância Zero, política estadual voltada ao combate à criminalidade e ao cumprimento efetivo das decisões judiciais.
“Os trabalhos para localização e prisão de criminosos foragidos da Justiça seguem de forma constante e firme para garantir o cumprimento das penas e a devida responsabilização pelos crimes praticados”, destacou a delegada, conforme registro em comunicado institucional.
Box informativo
- Órgão responsável: Polícia Civil de MT – Gepol
- Tipo de mandado: Prisão definitiva
- Crimes envolvidos: Estupro de vulnerável, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo
- Base legal: Código Penal e Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006)
Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.
Acompanhe nossas atualizações para mais informações sobre segurança pública e decisões do Judiciário em Mato Grosso.






















