Com 700 milhões de litros ao ano, leite mantém protagonismo nas mesas de Natal em MT

MT Leite destaca cultura, afeto e valor nutricional do ingrediente que se mantém essencial nas celebrações de fim de ano

Fonte: Culture Comunicação / Assessoria MT Leite

Com 700 milhões de litros ao ano, leite mantém protagonismo nas mesas de Natal em MT
Foto: Divulgação

O leite segue essencial nas receitas da ceia de Natal. O ingrediente não apenas compõe pratos tradicionais, mas também carrega memórias afetivas que se renovam a cada dezembro. Para a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (MT Leite), é um elo entre gerações, sabores e histórias de família.

Levantamento do Centro de Inteligência do Leite (CILeite), de 2024, aponta que, cada brasileiro consome em média 189 litros de leite por ano. Em Mato Grosso, o consumo estimado, somado ao número de população, seria em torno de 700 milhões de litros/ano.

É o caso da costureira Nilza Limeira, onde o Natal começa muito antes da mesa posta. Ela transforma a cozinha em palco de lembranças sempre que começa a preparar a ceia. Nas suas receitas, o leite é presença garantida.

“Sempre que uso leite, parece que estou trazendo minha mãe de volta pra cozinha comigo. Era ela quem dizia que a ceia só ficava completa quando o cheiro doce do creme começava a subir da panela”, contou.

Nilza, que recebe filhos e netos na celebração do Natal, aposta em preparações clássicas que têm o leite como base: rabanada, fricassê de frango, torta salgada, bolo gelado, pavê tradicional e a tradicional maionese com toque de creme de leite. Para ela, além dos nutrientes e dos cuidados, há algo que nenhum manual técnico consegue traduzir, a memória construída a cada colherada.

“É como se cada receita tivesse uma história. O leite dá aquela textura que abraça a gente, sabe? Parece que a comida fica mais afetiva. O Natal é meu momento favorito do ano. Quando vejo todo mundo sentado, rindo, saboreando os pratos feitos com leite, sinto que valeu a pena cada minuto na cozinha”, descreve.

Sabor e tradição

Esse vínculo entre alimento e memória é algo que a MT Leite reforça nesta temporada de festas. Para o presidente da instituição, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o leite se mantém como símbolo de aconchego e também de valorização da produção local.

“O leite está no centro da mesa das famílias, especialmente no Natal, quando buscamos aconchego e referência afetiva na comida. Além de tudo, estamos falando de um alimento completo, que valoriza o produtor local e fortalece a cadeia leiteira em Mato Grosso”, afirma.

Antônio Carlos acrescenta que o consumo do leite nas celebrações de fim de ano também reflete a relação de confiança construída entre produtores e consumidores,

“Quando a família escolhe uma receita com leite para a ceia, ela está levando para a mesa um alimento seguro, nutritivo e que nasce do trabalho de milhares de famílias no campo. É uma forma de celebrar o Natal valorizando quem produz”, acrescentou

Papel nutricional

O leite e seus derivados são alimentos proteicos de alta qualidade. Segundo a nutricionista doutora Maryella Garcia Cunha Souza, incluir leite e derivados nos pratos típicos, muitos deles ricos em carboidratos e gorduras, ajuda a deixar a ceia mais equilibrada.

“O leite é um aliado tanto no sabor quanto no equilíbrio da refeição. Ele oferece proteínas de alta qualidade, com aminoácidos essenciais, e ainda fornece cálcio, potássio e fósforo que são minerais fundamentais para várias funções do corpo. Ao serem incorporados às receitas, leite e derivados deixam a ceia mais proteica, favorecendo a saciedade e o equilíbrio mesmo em datas festivas”, explica.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .