Faltando menos de 10 dias para o Natal, colaboradores ligados a empresas que realizam serviços terceirizados para a Rumo nas obras da Ferrovia de Mato Grosso receberam premiações por cumprir rigorosamente as medidas de segurança durante o ano de 2025.
O programa “Trilhando com Segurança” possibilita que trabalhadores que se destacaram durante a execução das funções sejam reconhecidos e concorram a prêmios, incluindo benefícios em vales e reconhecimento em dinheiro e, ainda, um carro zero km. Dezenas de empresas participaram do programa ao longo do ano, com um forte engajamento dos colaboradores e 3.070 cupons foram inseridos na urna do sorteio.
O ganhador do carro foi Raimundo Ito Chaves, natural de Limoeiro do Norte, no Ceará, que exercia a função de motorista de veículo pesado, contratado pela empresa CFLRV. Outras 1613 pessoas receberam prêmios em dinheiro e vale-presente. Funcionários das empresas terceirizadas puderam acompanhar o sorteio ao vivo, diretamente de um canteiro de obras próximo ao local onde está sendo construído o Terminal da BR-070, em Primavera do Leste. Além disso, uma transmissão ao vivo foi promovida pela internet.
O sorteio foi realizado pelo vice-presidente de infraestrutura da Rumo, José Carlos Broisler, que destacou o principal propósito do reconhecimento aos colaboradores. “Vivemos mais um ano sem fatalidades e sem acidentes com graves consequências em nossas obras. Isso é um compromisso que a Rumo carrega: só vale a pena fazer qualquer obra se não tivermos ocorrências graves na execução dos trabalhos”.
Além das premiações realizadas em dezembro, outras ocorreram durante o ano. Nos últimos meses, 40 líderes foram premiados e 605 equipes receberam reconhecimento mensal por participarem ativamente das obras e com segurança. Esses resultados refletem a adesão e maturidade do programa, consolidando a missão da Rumo de garantir um ambiente de trabalho seguro, beneficiando diretamente os colaboradores.
O programa, voltado à mão de obra operacional e encarregados, estimula práticas seguras e a cultura da prevenção. Cada equipe é avaliada mensalmente, sendo necessário atingir 80% da pontuação total para gerar cupons para o sorteio anual. As seis melhores equipes ganham vale-presente no valor de R$600,00, certificados e dois cupons para concorrerem ao carro zero km. Os seis encarregados mais bem avaliados recebem R$1.200,00, certificado e dois cupons para o sorteio do veículo. Equipes com 100 pontos ou mais recebem ainda cupons extras.
“As equipes envolvidas no projeto da Ferrovia de Mato Grosso estão construindo um novo Brasil. Este projeto é o exemplo de que é possível ter resultados, mantendo nossos parceiros seguros. Isso importa: saber que todos voltam para casa e para suas famílias, em segurança”, ressaltou o diretor executivo do projeto Ângelo Kury.
O primeiro trecho da Ferrovia de Mato Grosso, com 162 km, está com 77% das obras concluídas e mais de 60 km de trilhos instalados. O projeto possui grandes dimensões, em estrutura e no envolvimento de pessoas, como por exemplo, mais de 60 contratos ativos com empresas terceirizadas e mais de 10,7 milhões de horas homens trabalhadas no período de janeiro a novembro deste ano, o que corresponde a uma média de 5300 pessoas em períodos de pico de contratações.
“É um cenário de alta complexidade. Múltiplas frentes de obra, prazos apertados, mobilizações intensas, e um desafio enorme de alinhamento cultural. Diante disso, entendemos que apenas exigir o certo, não seria suficiente. Precisávamos engajar, conscientizar, e, principalmente, reconhecer quem fazia o certo no dia a dia”, disse Isabella Vieira, gerente de segurança do trabalho.
Trilhando com segurança
O programa foi criado em 2023 pela Vice-Presidência de Infraestrutura da Rumo Logística para fortalecer práticas seguras no início das obras da Ferrovia Mato Grosso. Voltado a milhares de trabalhadores terceirizados, o programa transformou-se em iniciativa contínua, presente em outras malhas da Rumo, estimulando engajamento, liderança ativa e prevenção de acidentes.
A pontuação do programa avalia treinamentos, uso correto de EPIs/EPCs, Olhar Parar e Agir, Sensos de organização e limpeza, além da gestão de atividades críticas, como içamento, trabalho em altura, eletricidade e operação de máquinas. As avaliações são feitas por técnicos de segurança e lideranças, garantindo imparcialidade e padronização.




















