Polícia Civil realiza incineração de drogas em Cáceres

Ação oficial destruiu 700 kg de entorpecentes apreendidos em operações policiais na fronteira oeste de MT.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil realiza incineração de drogas em Cáceres
Polícia Civil realiza incineração de drogas em Cáceres - Foto: PJC

Conforme divulgado pela Polícia Civil de Mato Grosso, 700 quilos de entorpecentes foram destruídos nesta segunda-feira (15), durante uma operação de incineração de drogas em Cáceres. A ação ocorreu no município da região oeste do estado e reuniu diferentes unidades policiais, com acompanhamento técnico e autorização judicial.

Segundo apuração da reportagem junto à corporação, as substâncias ilícitas haviam sido apreendidas em operações realizadas ao longo dos últimos meses em Cáceres, município considerado estratégico por estar localizado na faixa de fronteira com a Bolívia. A destruição do material ocorreu em uma empresa de produção de tijolos da cidade, local previamente vistoriado e autorizado pela Justiça.

Participaram da ação equipes da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), da 2ª Delegacia de Polícia de Cáceres, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), além de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e representantes da Vigilância Sanitária.

Tipos e volume de drogas destruídas

De acordo com a Polícia Civil, os 700 quilos de drogas estavam divididos entre:

  • maconha;
  • pasta base de cocaína;
  • cloridrato de cocaína.

Todo o procedimento seguiu protocolos técnicos previstos na legislação penal e processual penal, que determinam a destruição de entorpecentes após a coleta de amostras e conclusão dos laudos periciais.

Impacto no combate ao crime

A delegada Bruna Laet, que acompanhou o procedimento, destacou o significado da incineração de drogas em Cáceres para a segurança pública. Segundo ela, a retirada definitiva dessas substâncias do circuito criminoso representa uma etapa fundamental no enfrentamento ao tráfico e aos crimes associados.

“As drogas são a raiz de diversos crimes e podem ser inseridas na vida de uma pessoa por diferentes meios. A retirada dessas substâncias da sociedade caracteriza um momento ímpar de consolidação do trabalho da segurança pública”, afirmou a delegada, conforme nota oficial.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]