Alunos de Cuiabá desenvolvem trabalhos com argila, desenhos e cultura indígena

Fonte: CENÁRIOMT

Alunos de Cuiabá desenvolvem trabalhos com argila, desenhos e cultura indígena

Uma série de trabalhos artísticos produzidos com argila, areia, tinta, lápis coloridos, desenhos em cartolinas e hábitos da cultura indígena, produzidos por crianças de 3 a 5 anos, foram apresentados na quinta-feira (11) pelos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Juarez Alves Sodré, localizada na Rua João Carlos Pereira Leite, no bairro Araés, em Cuiabá.

Para incentivar a aprendizagem e a capacidade de produção artística, a equipe de professores fez uma convergência de todos os materiais oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Uma das exposições de trabalho está relacionada à parceria com a cooperativa Sicredi.

Trata-se de um projeto com o intuito de desenvolver, em sala de aula, a autonomia, a cooperação e a cidadania entre crianças na construção de conhecimento, por meio de projetos estudantis destinados a promover maior pesquisa e debate em torno de temas sociais.

Os alunos também produziram artes a partir da exploração dos materiais do sistema “Contagie”, que agrega propostas de escrita, desenhos, parcerias com a família, releitura de obras de arte e identificação de elementos da natureza.

Também foram apresentados trabalhos do projeto Sapicuá, que incentiva a leitura, a educação patrimonial e a cultura local para crianças e educadores, além de formar professores para trabalhar com a literatura de Mato Grosso.

A diretora da escola, Neuvacy Tibaldi, explica que a ideia de agregar trabalhos surgiu com a proposta de trabalhar e expandir o conceito das crianças sobre o que é arte.

“Nossa proposta foi estimular a criatividade, o pensamento crítico, a inteligência emocional e social. Isso ajuda a melhorar o desempenho acadêmico em outras disciplinas, além de despertar a sensibilidade e a capacidade de inovação”, explica.

A professora Jackeline Noronha elogiou a entrega dos alunos e o comparecimento expressivo dos pais para conhecer os trabalhos de arte produzidos pelos filhos. “Isso enche nós, professores, de orgulho. É a união da aprendizagem da escola com a boa formação familiar que forma boas pessoas”, ressalta.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]