Um levantamento recente divulgado pela Serasa revela um cenário preocupante para a saúde financeira da população de Mato Grosso: mais de 1 milhão de consumidores no estado possuem dívidas ativas em seus CPFs ou CNPJs que sequer foram consultadas.
No total, o estado acumula mais de 5,2 milhões de ofertas de negociação que, apesar de estarem disponíveis com condições especiais há meses ou até anos, permanecem desconhecidas pelos próprios devedores.
Para economistas, esse dado é um forte indicador da falta de acompanhamento frequente da situação financeira por parte de uma parcela significativa da população.
Falta de gestão e o risco para o orçamento
O economista Pedro Oliveira ressalta que os números refletem, indiretamente, uma “completa falta de administração das contas cotidianas por parte das famílias”. Ele enfatiza que monitorar as despesas e o padrão de consumo é o primeiro passo e o mais fundamental para equalizar as finanças.
Oliveira sugere que o passo inicial para a organização financeira é simples: é preciso anotar todas as receitas (salários líquidos e outras rendas) e todas as saídas ao longo de alguns meses. Isso inclui gastos fixos (como prestação de carro), variáveis e até mesmo os gastos supérfluos. O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil na organização, desde que se tenha extremo cuidado com os altos juros rotativos.
Oportunidades de negociação ignoradas
O levantamento mostra que muitas oportunidades para sair do vermelho estão sendo perdidas em Mato Grosso:
-
Descontos Máximos: O estado possui mais de 115 mil ofertas com descontos que podem chegar a 99%, beneficiando cerca de 23 mil consumidores locais.
-
Dívidas de Baixo Valor: Há um volume expressivo de quase 1,4 milhão de ofertas de até R$ 100, destinadas a resolver pendências de quase 294 mil pessoas.
Feirão Limpa Nome
O cenário mato-grossense acompanha a tendência nacional, onde 62,2 milhões de consumidores nunca consultaram suas ofertas de negociação. Com o Feirão Serasa Limpa Nome em reta final (segue até o dia 19), a Serasa alerta que o mutirão reúne 698 milhões de propostas e oferece uma chance vital para as famílias reorganizarem o orçamento ainda neste ano.
As consultas são gratuitas e podem ser realizadas online (site e aplicativo oficial da Serasa e WhatsApp da empresa) ou presencialmente em mais de 7 mil agências dos Correios, que estão com as taxas de atendimento isentas durante o período do mutirão.






















