A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – através da Coordenadoria da Defesa Civil de Sinop –, iniciou na tarde de ontem (10) os trabalhos de mapeamento e identificação de áreas de risco no município. A ação, que segue até sábado (13), é realizada em parceria com o Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil e visa identificar locais suscetíveis a deslizamentos, crateras e alagamentos.
Um dos pontos de risco já levantados pela equipe é a Avenida das Embaúbas, na região central, que possui um histórico de acúmulo de água durante chuvas intensas.
O mapeamento está sendo conduzido pelo subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, José Bruno de Souza, coordenador do órgão estadual. O trabalho consiste no levantamento altimétrico da área urbana e visita in loco, sendo realizado através de um veículo aéreo não tripulado (drone) .
O mapeamento busca identificar:
- Áreas alagáveis durante chuvas intensas.
- Processos erosivos.
- Evidências de movimentação de massa (deslizamentos).
Após a conclusão do mapeamento, o próximo passo será o processamento das informações captadas pela Defesa Civil Estadual. Em seguida, serão emitidos os mapas de risco e um relatório detalhado para a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Esses dados são cruciais para a administração municipal planejar estudos mais aprofundados e tomar decisões que melhorem a qualidade de vida da população.
Simultaneamente ao mapeamento, a Defesa Civil do Estado e de Sinop iniciaram as tratativas para a construção do Plano de Contingência Municipal. Este documento estratégico irá reunir informações históricas e geográficas, destacar as áreas de risco identificadas e estabelecer as ações de atendimento e resposta a serem desempenhadas em situações de emergência.
O coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini, ressaltou a importância da parceria, explicando que a área geográfica nivelada do município dificulta o escoamento da água da chuva, tornando o mapeamento essencial para indicar a melhor medida corretiva para cada ponto crítico.






















