O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) foi agraciado com o Selo Ouro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Este reconhecimento é concedido às instituições que demonstram alto desempenho e implementação de boas práticas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, reforçando o compromisso do MPMT na prevenção do feminicídio em um estado que lida com altos índices de violência de gênero.
A cerimônia de entrega do selo, realizada na quarta-feira (10 de dezembro), contou com a presença de figuras importantes na área, como o corregedor nacional do MP, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e a ativista Maria da Penha, convidada especial do evento.
A certificação do CNMP evidencia o trabalho estruturado e articulado do MPMT em três frentes principais de avaliação:
- Capacitação Contínua: Formação constante do corpo funcional em perspectiva de gênero, coordenada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.
- Monitoramento: Acompanhamento efetivo das medidas protetivas de urgência.
- Conscientização: Realização de campanhas educativas e de sensibilização da sociedade.
A procuradora de Justiça Elisamara Vodonós Portela, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Estudos sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino (CAOVD), destacou que a conquista é fruto do esforço coletivo de membros e servidores que atuam com firmeza e sensibilidade. O Selo Ouro não só reconhece o trabalho já realizado, mas também impulsiona a instituição a intensificar suas ações em Mato Grosso.


















