Demanda esboça reação, mas preço do arroz segue em queda

Fonte: Assessoria

Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Foto: Paulo Lanzetta

Neste começo de dezembro, o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, observou demanda um pouco mais aquecida pelo arroz em casca, com compradores buscando renovar seus estoques.

Porém, do lado vendedor, o comportamento foi distinto: aqueles com maior necessidade de capitalização cederam aos preços pedidos pelo comprador, enquanto parte dos produtores seguiu focada na finalização da semeadura, até que haja melhor definição nos preços.

[Continua depois da Publicidade]

Por ora, os preços seguem em queda, e o setor nacional está à espera de alguma intervenção governamental mais efetiva. Na parcial do mês (até o dia 8), o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista) registra baixa de 0,77%.

Esse preço está próximo do mínimo já recebido pelos produtores do Rio Grande do Sul, de R$ 48,26/sc, que foi a média registrada em maio de 2011 (deflacionada pelo IGP-DI de novembro/25). No campo, a semeadura avança rumo à reta final, com a área cultivada devendo ficar abaixo das estimativas divulgadas até o momento.

[Continua depois da Publicidade]

Dados dessa segunda-feira, 8, do Irga indicam que a semeadura da safra 2025/26 somava 94,2% da área esperada no Rio Grande do Sul. No front externo, em novembro, as importações brasileiras de arroz em casca registraram o menor volume desde dezembro/24.

Segundo dados da Secex, chegaram aos portos brasileiros 60,62 mil toneladas, quedas de 54,2% em relação ao volume de outubro/25 e de 19% em relação a novembro/24. As exportações de novembro, por sua vez, somaram 94,4 mil toneladas, recuos de 45,32% em relação ao mês anterior e de 15,56% frente ao de novembro/24.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .