Defesa Civil pede atenção para chuvas e ventos na capital de Mato Grosso

A previsão meteorológica aponta para precipitações que podem atingir 30 mm por hora, com acúmulo de até 50 mm em 24 horas.

Fonte: CENÁRIOMT

Defesa Civil pede atenção para chuvas e ventos na capital de Mato Grosso

A Defesa Civil Nacional emitiu um novo alerta amarelo de perigo potencial para a capital de Mato Grosso (Cuiabá) e região metropolitana, válido até o meio-dia desta quarta-feira (10). Este é o nível mais baixo de alerta, mas indica a possibilidade de chuvas intensas e ventos moderados na capital mato-grossense.

A previsão meteorológica aponta para precipitações que podem atingir 30 mm por hora, com acúmulo de até 50 mm em 24 horas. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 60 km/h. O coronel BM Alessandro Borges, secretário-adjunto especial da Defesa Civil Municipal, explicou que, apesar de o impacto ser considerado baixo, a vigilância é fundamental.

[Continua depois da Publicidade]

A população deve adotar medidas preventivas, especialmente durante o pico das chuvas. As orientações incluem: evitar áreas alagadas; buscar abrigo seguro longe de árvores, placas ou estruturas metálicas; e ter atenção redobrada no trânsito, pois a mistura inicial de chuva e óleo no asfalto aumenta o risco de acidentes.

O órgão municipal segue em monitoramento permanente, especialmente após os eventos de instabilidade da semana anterior, que causaram transtornos como queda de árvores. Em caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199), ou utilizar o WhatsApp de plantão 24h da Defesa Civil de Cuiabá: (65) 99244-4018.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]